EDUCAÇÃO

UFV se posiciona sobre denúncia de agressão de professor contra alunos

O caso aconteceu na última sexta-feira, 29, durante divulgação de uma das chapas do DCE


Publicado em: 02/08/2022 às 11:44hs

UFV se posiciona sobre denúncia de agressão de professor contra alunos

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), as chapas concorrentes à nova gestão, diversos Diretórios Acadêmicos (DA's), Centros Acadêmicos (CA's), além da Associação de Pos Graduandos (APG) e outras representações estudantis estão repercutindo uma denúncia de estudantes que alegam terem sido agredidos por um professor do Departamento de Física.

O caso aconteceu na última sexta-feira, 29, quando alunos que fazem parte do Movimento Correnteza, e concorrem à diretoria do DCE, solicitaram um tempo de fala durante a aula de um professor. De acordo com o relato dos estudantes, este professor teria se exaltado durante uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro e expulsado os alunos da sala. Os estudantes alegam terem sofrido agressão física e verbal.

Após o caso, estudantes e entidades utilizaram as redes sociais para cobrar da UFV um posicionamento sobre o caso e medidas contra o professor. Um ato "em defesa da liberdade democrática" está marcado para hoje, terça-feira, 2, às 14 horas, em frente ao PVB, no campus da UFV.

A reitoria da UFV se posicionou sobre o assunto e divulgou nota na manhã desta terça-feira, veja na íntegra:

"A Reitoria da Universidade Federal de Viçosa se dirige à comunidade universitária para prestar informações e esclarecimentos sobre a notícia, divulgada na mídia, de agressão cometida por docente da UFV contra estudantes, em sala de aula, na última sexta-feira (29).

Neste mesmo dia, dois estudantes, que se apresentaram como vítimas da agressão, e outros, como testemunhas, procuraram a Reitoria para relatar os fatos ocorridos. Imediatamente após tomar conhecimento da situação, a Administração Superior da UFV informou sobre os procedimentos a serem tomados, em total conformidade com o disposto na Lei 8112/90, artigo 116, que rege sobre os deveres do servidor público no exercício de sua função. Assim, os estudantes foram orientados a formalizar denúncia perante a Unidade Seccional de Correição (USC), indicando os elementos de prova que, eventualmente, possuam. Esclareceu-se que, se presentes os requisitos legais, será instaurado procedimento correcional destinado à apuração regular e imparcial dos fatos.

A Administração Superior da UFV não se omite diante da necessidade de apuração e investigação de quaisquer fatos que, nas dependências dos campi universitários, atentem contra os princípios que regem a gestão pública. Nesse sentido, jamais nos desviaremos das condutas inerentes à boa governança, dentre as quais é necessário destacar o absoluto respeito aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, pois sem o devido processo legal não pode existir democracia.

Por fim, é essencial destacar que a UFV repudia qualquer forma de violência, dentro ou fora da instituição, e que seguirá atuando no sentido de garantir o bem-estar de toda a comunidade universitária".