EDUCAÇÃO

UFV oficializa calendário de aulas remotas do primeiro semestre de 2021

Atividades escolares terão início no dia 1º de fevereiro


Publicado em: 16/12/2020 às 16:13hs

UFV oficializa calendário de aulas remotas do primeiro semestre de 2021
Foto: UFV/Divulgação

A UFV (Universidade Federal de Viçosa) oficializou nessa terça-feira, 15, através da resolução nº16/2020, a realização do segundo Período Especial Remoto (PER 2), com aulas remotas marcadas para iniciar no dia 1º de fevereiro. O documento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em discussões realizadas no início desta semana e coloca em xeque a portaria do Ministério da Educação que estipula o retorno das aulas presenciais para o dia 1º de março, conforme publicado no Diário Oficial da União, no último dia 7. 

A decisão, segundo a UFV, já havia sido discutida em novembro e levou-se em consideração as incertezas a respeito da pandemia da Covid-19 em todo país. A instituição informou ainda que, além de Viçosa, as aulas remotas serão realizadas nos campi de Florestal e Rio Paranaíba.

No calendário do campus Viçosa consta que será realizada uma colação de grau no dia 15 de janeiro, no formato remoto. Em seguida, do dia 1º fevereiro até 21 de maio acontecem as aulas do PER 2, com exames finais sendo aplicados entre os dias 25 a 27 daquele mês.

O cronograma prevê ainda que o Período Presencial Prático será realizado a partir do dia 7 de junho, com término previsto para 9 de julho. Segundo a UFV, serão ofertadas as disciplinas práticas que não foram oferecidas no PER 1 ou 2, bem como aquelas que tiveram a parte teórica desmembrada da prática nos períodos remotos.

A UFV esclareceu que o PER 2 terá adesão universal de todos os departamentos e institutos de ciências da instituição. Somente aos estudantes será facultativo participar e, aqueles que não efetuarem matrículas não terão seus vínculos institucionais prejudicados. 

O calendário do campus Viçosa está disponível aqui