EDUCAÇÃO

UFV é nota máxima no Índice Geral de Cursos

Ministério da Educação avaliou 2.070 instituições de ensino superior e a UFV está na 7ª colocação em todo o país


Publicado em: 29/04/2021 às 16:38hs

UFV é nota máxima no Índice Geral de Cursos

A Universidade Federal de Viçosa conquistou o conceito máximo 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, pesquisa promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2.070 instituições de ensino superior de todo o Brasil. Somente 46 instituições obtiveram nota máxima e, no ranking nacional, a UFV está na 7ª colocação.

Foram avaliados 63 cursos de graduação de diferentes áreas, nos três campi da UFV. Na tabela disponibilizada pelo Inep, o conceito médio da graduação é de 3,44. Já o mestrado possui avaliação de 4,66 e o doutorado obteve conceito médio de 4,90.

O IGC é um dos principais indicadores de qualidade da educação superior do país, e leva em conta as médias de avaliação dos cursos de graduação entre 2017 e 2019 e os conceitos dos programas de pós-graduação stictu sensu. O conceito atribuído às instituições é utilizado para supervisionar e regular a educação superior, garantir a autorização da oferta de cursos à distância e na participação em programas de políticas públicas do governo federal.

Do total de instituições que participaram da avaliação, 269 são públicas e 1.801 são particulares. Em Viçosa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa (Centro Universiário Univiçosa) teve 14 cursos de graduação avaliados e recebeu conceito 4. A Faculdade de Viçosa (FDV) teve somente um curso incluso no cálculo do IGC e obteve nota 3.

Confira os dados completos do Índice Geral de Cursos AQUI.