EDUCAÇÃO

UFV divulga produções literárias da Sala Mendeleev

Consuma UFV divulga produções literárias da Sala Mendeleev. Antes da pandemia, o espaço de ciência recebia anualmente cerca de 2.500 pessoas


Publicado em: 22/01/2021 às 16:00hs

UFV divulga produções literárias da Sala Mendeleev
Foto: Arquivo

A UFV (Universidade Federal de Viçosa) divulgou na última semana o Boletim de Extensão da instituição com as produções literárias das duas edições do “Concurso Literário da Sala Mendeleev”. Os concursos aconteceram em 2019 e 2020, quando o espaço de ciência vinculado ao Departamento de Química, completou 10 anos. 

De acordo com a UFV, a nova edição do Boletim de Extensão difere dos conteúdos já publicados anteriormente. Dessa forma, os leitores terão a oportunidade de ler poesias, crônicas e contos relacionados à Química, que foram produzidos por alunos do Ensino Médio, graduação e pós-graduação dos três campi.

 

PRODUÇÕES 

Do primeiro concurso literário, destaca-se as produções “Filho de um Argônio”, de Clara Suprani Marques, doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos; “Odisseia em 3 Atos”, de Neide Paloma Gonçalves Lopes, doutoranda em Agroquímica; e “Assimilação” da estudante de Nutrição, Pietra Riguette Reis. 

No concurso realizado em 2020, foram publicados “Tem Carbono no meu Telhado”, da estudante Heloisa Cruz Carvalho; “Manual de Sobrevivência para Molibdênio”, da aluna Amanda Lara Santos”; e “Carbontum”, de João Marcos Pinheiro Barros Pereira. Todos os três alunos do CAp - Coluni. 

Os concursos literários foram realizados com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e foram organizados pelos professores de graduação Marcelo Ribeiro Leite de Oliveira; Mayura Marques Magalhães Rubinger; Emilio Borges e, do CAp-Coluni, Emerich Michel de Sousa. 

A Sala Mendeleev integra a Semec (Secretaria de Museus e Espaços de Ciência da UFV), com o intuito de divulgar e popularizara ciência. Entre 2010 e2019, o espaço recebeu anualmente a visita de cerca de 2.500 pessoas. 

O boletim completo está disponível no site da PEC