EDUCAÇÃO

UFV adotará sistema de aulas remotas para todos os cursos


Publicado em: 13/07/2020 às 13:15hs

UFV adotará sistema de aulas remotas para todos os cursos

O Ministério da Educação (MEC) lançou protocolo de biossegurança para retorno das aulas presenciais nas universidades e institutos federais, porém, sem estabelecer uma data para retorno. Enquanto isso, a UFV (Universidade Federal de Viçosa), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e outras instituições se preparam para retomar suas atividades de forma remota, conforme permite a portaria nº 544, que estende a possibilidade de ofertar disciplinas nesta modalidade, até 31 de dezembro.
O ministério se posicionou de forma favorável ao retorno das aulas, desde que observadas as recomendações do protocolo que segue as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). O protocolo traz como medidas: escalonamento de equipe de trabalho; manter ambientes ventilados; garantia da comunicação visual de proteção e prevenção à Covid-19; rotina de limpeza do ambiente e de equipamentos; trabalho remoto para servidores e colaboradores do grupo de risco; priorizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para realização de eventos à distância. Além disso, medidas de proteção individual também devem ser adotadas, como o uso de máscara, distanciamento de 1,5 metros e demais regras de etiqueta.
Nesta segunda-feira, 6, a UFV informou que está discutindo com a comunidade acadêmica a retomada das aulas remotas.

Período de outono

Desde 8 de junho a instituição oferece o Período Especial de Outono (PEO), ofertando mais de 400 disciplinas para estudantes de graduação e pós-graduação, por 45 dias, com término previsto para o próximo dia 22.
A UFV informou que o planejamento do novo período letivo está dividido em quatro etapas: I) Diagnóstico e planejamento; II) Formação docente; III) consolidação do período remoto emergencial; e IV) retorno pós-pandemia. Segundo a instituição, a primeira etapa já está em execução e foi encaminhado um cronograma de ações para discussões nos colegiados de cursos e pelas representações estudantis, para preparar o documento que será encaminhado ao Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão).
Os professores da UFV também já estão passando por capacitação para uso das ferramentas que serão adotadas no período remoto. Além deles, os cursos serão oferecidos aos servidores técnico-administrativos e aos estudantes que atuam como tutores ou monitores de disciplinas.
O início das aulas remotas ainda não foi marcado, porque a UFV aguarda a resolução do Cepe com a definição do novo calendário escolar. No entanto, a instituição informou que um Comitê Pós-Pandemia já está em fase de criação, para atuar junto ao Comitê Operativo de Emergência para retorno das aulas presenciais, com definição dos espaços que poderão ser utilizados.

UFMG
As discussões na UFMG sobre o início das aulas remotas estão um pouco mais avançadas, e os alunos já sabem que a partir do dia 3 de agosto terá início os cursos de graduação. Já para os cursos de pós-graduação o retorno aconteceu no último dia 1º, conforme decisão do Cepe daquela instituição.

COLUNI
Aos alunos do CAp-Coluni (Colégio de Aplicação da UFV) estão sendo desenvolvidas atividades assíncronas (sem ser em tempo real). O diretor Isnard Ferraz esclareceu que um cronograma foi elaborado e os estudantes realizam atividades pelo sistema PVAnet da UFV e, caso não tenha acesso à internet, recebem o material impresso. Contudo, não estão sendo oferecidas aulas remotas em tempo real, devido à dificuldade de acesso às telecomunicações por parte dos alunos. A possibilidade está em discussão com a administração superior da UFV.

FACULDADES
O Centro Universitário – Univiçosa adotou o Regime Letivo Especial remoto no primeiro semestre deste ano e informou que está preparando um novo calendário de aulas, com adequações da estrutura, para poder retomar as atividades presenciais o mais brevemente possível. Alvo de muitas reclamações de estudantes que não consideram justo pagar pelas aulas remotas os mesmos valores das atividades presenciais, a Univiçosa, informou que oferecerá duas modalidades de descontos nas mensalidades do segundo semestre letivo (30% para quem pagar o semestre à vista, até 30 de julho, e 12% de desconto para quem antecipar o pagamento das mensalidades).
A FDV – Faculdade de Viçosa foi procurada para falar sobre o retorno das atividades, mas até o fechamento desta edição não deu retorno. Naquela faculdade, a previsão é de as aulas se iniciarem no dia 3 de agosto.