EDUCAÇÃO

Matrícula da rede pública começa em fevereiro

Prazo começa no dia 1º e vai até 12 de fevereiro; confira critérios


Publicado em: 27/01/2021 às 17:06hs

Matrícula da rede pública começa em fevereiro
Foto: Prefeitura de Viçosa

A matrícula dos estudantes da rede pública de ensino vai acontecer de 1º a 12 de fevereiro para aqueles que se inscreveram no Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). Os pais e responsáveis podem acessar o SUCEM e verificar a escola para qual o aluno foi encaminhado e realizar a matrícula na própria instituição.

O sistema é desenvolvido pela SEE/MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) e foi adotado pela Secretaria de Educação de Viçosa. O cadastro unificado é válido para todas as escolas públicas, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para acessar o SUCEM é preciso informar o número de inscrição e a data de nascimento do estudante.

A SEE/MG esclareceu que os alunos são designados às escolas seguindo os seguintes critérios:

  1.  aluno com deficiência;
  2.  zoneamento;
  3. aluno já integrante da rede pública;
  4.  aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida; 
  5.  aluno menor idade.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que para os alunos matriculados fora do zoneamento, mesmo sendo encaminhado pelo sistema do Cadastro Escolar, o direito a transporte escolar não será concedido.

cadastro

VAGAS REMANESCENTES 

De acordo com a Secretaria de Educação, as vagas remanescentes nas escolas municipais para os alunos que não se cadastraram no sistema dentro do período correto, as matrículas estarão disponíveis a partir do dia 25 de fevereiro.