EDUCAÇÃO

Sindicato nacional dos professores federais confirma greve a partir de 15 de abril

Aspuv ainda não agendou assembleia para deliberar adesão dos docentes da UFV


Publicado em: 25/03/2024 às 17:12hs

Sindicato nacional dos professores federais confirma greve a partir de 15 de abril

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) indicou a deflagração de greve docente a partir do dia 15 de abril, em reunião realizada na última sexta-feira (22). A deliberação foi tomada tendo como base o resultado das assembleias das seções sindicais, que, em sua maioria, aprovaram a construção de greve, inclusive a Aspuv (Seção Sindical dos Docentes da UFV).

Agora, cada sindicato local deve realizar uma nova rodada de assembleias, tendo como pauta a deflagração da greve no dia 15 de abril, a criação dos comitês locais de mobilização e a construção das pautas locais. A Aspuv ainda não marcou sua assembleia.

Segundo a assessoria da Andes-SN, no dia 10 de abril ocorrerá uma nova reunião do setor, já considerando o resultado das seções sindicais locais.

GREVE DOS TÉCNICOS

Desde o dia 11 de março, os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFV estão de greve por tempo indeterminado. De acordo com a Asav (Associação dos Servidores da UFV), entre as reivindicações do movimento está a reestruturação do Plano de Carreira dos TAEs, incluindo sua recomposição salarial.

Segundo a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), servidores técnicos de 63 instituições de ensino já aderiram à greve, sendo 49 universidades e 4 institutos federais.