EDUCAÇÃO

Prefeitura quer fazer diagnóstico da rede municipal de ensino

Ações terão início na primeira quinzena de abril, com estudantes de educação infantil e EJA


Publicado em: 24/03/2022 às 17:51hs

Prefeitura quer fazer diagnóstico da rede municipal de ensino
Foto: arquivo

A Secretaria de Educação de Viçosa dará início à uma avaliação para identificar o nível de aprendizagem de todos os estudantes da rede municipal de ensino, contemplando a educação infantil e da educação de jovens e adultos (EJA).

A equipe elaborou também o projeto “Ações Pedagógicas de Intervenção”, que visa oferecer aos estudantes o apoio necessário para reduzir a defasagem de aprendizagem, bem como propiciar a melhora significativa no desempenho deles. Para isso, serão utilizados diferentes instrumentos de ensino e variados recursos pedagógicos, contando com o auxílio dos profissionais das escolas engajados nesta ação.

Para iniciar o processo de intervenção, foram organizadas avaliações diagnósticas que serão encaminhadas para as escolas municipais. A aplicação deverá ocorrer de acordo com calendário específico, com início previsto para a primeira quinzena de abril.

A avaliação diagnóstica, dentre outras, é uma ação que visa identificar as habilidades e competências que os estudantes já dominam e aquelas que precisam ser desenvolvidas, dando ênfase aos conhecimentos da Língua Portuguesa e da Matemática.

A PMV não explicitou quais seriam as possíveis intervenções, mas disse que, a partir da avaliação e análise dos resultados, iria planejar ações buscando garantir um melhor resultado na aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino.