EDUCAÇÃO

Estudantes podem fazer inscrição do Sisu em fevereiro

Nesta quarta-feira, 27, os candidatos que prestaram o Enem 2020 poderão acessar o gabarito das provas objetivas do último domingo


Publicado em: 27/01/2021 às 09:00hs

Estudantes podem fazer inscrição do Sisu em fevereiro
Foto: reprodução/internet

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam no dia 8 e vão até 12 de fevereiro, exclusivamente no site do Sisu Gestão. O coronograma e os procedimentos para a adesão das instituições públicas de ensino superior ao primeiro processo seletivo de 2021 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o edital, publicado na última sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União, a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas terão como base os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Devido à pandemia, o exame foi aplicado nos últimos finais de semana (17 e 24 de janeiro) e terá ainda uma versão digital, a ser realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior.  

ADESÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO 

Para este ano, as instituições que utilizam o Sisu para selecionar novos alunos terão de 17 a 23 de fevereiro para retificar, se for o caso, as informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser encaminhados ao MEC.  

Segundo o edital de adesão, as instituições deverão disponibilizar o acesso virtual para que os estudantes selecionados pelo Sisu possam enviar os documentos exigidos e efetuar suas matrículas de forma remota, caso não possam comparecer presencialmente. 

Além disso, cabe a universidade a divulgação das condições específicas de concorrência às vagas por elas ofertadas no âmbito do Sisu, conforme expressas em seus documentos de adesão, bem como editais próprios, quando couber, e o procedimento para a convocação dos candidatos. Todas essas informações devem ser divulgadas pelas instituições em seus respectivos canais de comunicação. 

RESULTADO DO EXAME 

Nesta quarta-feira, 27, os candidatos que participaram da edição do Enem 2020 poderão ter acesso aos gabaritos oficiais das provas objetivas pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acesso ao gabarito não é equivalente às médias nem à nota da redação, uma vez que a nota do candidato é calculada pelo sistema TRI. 

Segundo o Inep, a previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março e só então os participantes terão acesso à nota redação. Entretanto, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação para fins pedagógicos, somente depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida.