EDUCAÇÃO

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros recebe homenagem na Câmara

NEAB completou 10 anos de história voltada para o ensino, pesquisa e extensão na área de estudos afro-brasileiros


Publicado em: 25/08/2021 às 16:55hs

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros recebe homenagem na Câmara
Foto: divulgação/CMV

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros de Viçosa (NEAB) recebeu homenagem em reconhecimento público aos 10 anos de história, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira, 24. A representante do núcleo, Edilene de Cássia Jerônimo, recebeu a placa alusiva representando a equipe, das mãos do vereador Professor Bartô (PT), autor do requerimento.

O vereador justificou a homenagem ressaltando a excelência dos serviços prestados pela instituição e a importância de reconhecer, na casa legislativa, o movimento de luta pelas vidas negras: “o racismo ainda está presente e constantemente faz vítimas, além de afastar o povo preto dos espaços de poder”, afirmou.

A representante do NEAB, Edilene de Cássia Jerônimo, agradeceu pela homenagem em nome da equipe e ressaltou: "nós estamos em luta e vamos continuar, para que o povo preto tenha maiores oportunidades. A gente luta por Viçosa, para que possamos adentrar as Universidades e fazer nossa realidade diferente dos jovens que hoje estão na periferia sem oportunidades de estudo”.

HISTÓRIA

O NEAB Viçosa iniciou sua trajetória em 2011, com o objetivo de fomentar a formação e os estudos sobre relações etnico raciais, através do ensino, da pesquisa e da extensão na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como na área dos estudos da História Africana e Cultura Afro Brasileira, além de ser um espaço de fortalecimento e acolhimento.

Para marcar os 10 anos da instituição, celebrados em maio, uma série de eventos foram realizados. Leia mais AQUI.