EDUCAÇÃO

Melhor tese do mundo é de ex-aluno da UFV

Doutor em engenharia elétrica graduado pela instituição viçosense desenvolveu pesquisa sobre energia renovável


Publicado em: 10/09/2021 às 15:26hs

Melhor tese do mundo é de ex-aluno da UFV
Foto: reprodução

A tese de doutorado do engenheiro Allan Fagner Cupertino foi considerada a melhor do mundo na área de engenharia elétrica, pela Applications Society (IAS), vinculado ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, considerada uma das maiores organizações de pesquisa do mundo dedicada ao avanço da tecnologia.

Allan iniciou o curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Viçosa (UFV) aos 16 anos e, após a conclusão, em 2013, deu sequência ao mestrado e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A tese já havia rendido outros prêmios e trata de soluções para problemas encontrados na produção de energia renovável. O estudo aborda também maneiras de reduzir o custo operacional de produção de energia solar ou eólica e, assim, estimular o aumento das fontes de energia renovável.

PRÊMIO CAPES

Outras duas teses desenvolvidas na UFV foram premiadas recentemente, na 16ª edição do Prêmio Capes de Tese, que avalia trabalhos de conclusão de doutorado de pesquisadores em todo o país. Das 49 pesquisas selecionadas nacionalmente, apenas a UFV e a UFMG estão entre as instituições de ensino superior mineiras com pesquisas premiadas.

Uma das teses premiadas foi a de Bruno Paes Melo, da área de Ciências Agrárias e desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica aplicada, com orientação da professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes e coorientação de Janice Barbosa de Almeida, Maria Fatima Grossi de Sá, Virgilio Adriano Pereira Loriato e Pedro Augusto Braga dos Reis.

A outra pesquisa foi defendida por Mariana Grancieri e é da área de nutrição. A tese teve orientação da professora Hércia Stampini Duarte Martino e foi coorientada por Neuza Maria Brunoro Costa.

Os autores selecionados receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha.