EDUCAÇÃO

MEC prorroga por mais um dia as inscrições para o Prouni

A medida foi adotada após o site do programa ter apresentado problemas de instabilidade.


Publicado em: 04/08/2022 às 11:24hs

MEC prorroga por mais um dia as inscrições para o Prouni

O Ministério da Educação prorrogou por mais um dia as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) deste segundo semestre, previstas para serem finalizadas hoje, 4. Com isso, os estudantes interessados em bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior têm até amanhã, 5 para acessar o site do ProUni e se inscrever no programa. 

Em Viçosa, estão sendo ofertados 10 cursos, por Uninter, Unopar, Unicesumar e Unifran. As vagas são para Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia, Psicanálise, Química e Serviço Social.

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Também é preciso que o estudante atenda a pelo menos um dos pontos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; e
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

 Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ainda ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.818 por pessoa).

Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa).