EDUCAÇÃO

IV Jornada Pedagógica de Viçosa reuniu educadores para discutir Educação Acessível e Autocuidado

Evento foi realizado na última semana


Publicado em: 09/02/2024 às 10:30hs

IV Jornada Pedagógica de Viçosa reuniu educadores para discutir Educação Acessível e Autocuidado
Foto: Divulgação/PMV

Nos dias 1 e 2 de fevereiro ocorreu a IV Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Viçosa. Neste ano o evento teve como tema: “Educação Acessível: Inclusão, Igualdade de Oportunidades e Autocuidado”. Nos dois dias foram realizadas palestras interativas com o objetivo de capacitar, integrar e alinhar o trabalho a ser desenvolvido ao longo de todo o ano letivo com todos os profissionais da rede.

A solenidade de abertura aconteceu na quinta-feira, (1º). Para abordar as temáticas propostas para o evento foram apresentados dois painéis de debate. O primeiro Painel “A Escola Acessível que Queremos”, contou com as participações da Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Cristiane Aparecida Baquim, a Psicopedagoga e escritora, Liege Maria Ferreira Santana e a Pedagoga e Mestre em Educação Marília Marota de Souza. As profissionais abordaram desde a inclusão na perspectiva do direito à educação, passando pela importância do acolhimento, diálogo, empatia e abordaram a questão dos excessos de uso das medicações no mundo atual.

No segundo Painel os professores, Alan Freitas, do Departamento de Administração da UFV, e Arthur Meucci, do Departamento de Educação, também da UFV refletiram sobre o “Autocuidado e Habilidades Socioemocionais: Valorizando e Cuidando do ‘Eu’ Educador (a)”. Os docentes ressaltaram os desafios do autocuidado dos servidores da educação, reforçando a valorização dos educadores em sala de aula.

No segundo dia, sexta-feira (2), foram realizadas palestras interativas organizadas por segmento e ministradas por profissionais convidados que atuam como professores em instituições federais, municipais e privadas. 

Para os Educadores da Educação Infantil foi realizada a palestra interativa “O currículo da Educação Infantil: Quais as Práticas Possíveis?”, ministrada pelas palestrantes, Ana Carolina S. Silva, que abordou o tema “Práticas Antirracistas na Educação Infantil: o real, o possível e o necessário”, e pela palestrante Ana Paula M. Gomes, que falou sobre “Brincar, Sentir e Aprender: Vivenciando o Desemparedamento do Currículo na Educação Infantil”.

Já os Educadores do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram da palestra com a seguinte temática geral: “Ações e intervenções pedagógicas para os avanços no Processo de Aprendizagem”, sendo que o palestrante Guilherme Jardim abordou o tema “Alfabetizar: Responsabilidade de Todos”, e Liege Maria Ferreira Santana falou sobre “Aprender Matemática é Direito de Todos e Todas”.

Os Educadores do Ensino Fundamental Anos Finais participaram da temática “Escola é lugar de ensinar e aprender, de sentir e de saber”, recebendo Susana Lúcia Nascimento, da Superintendência Regional de Ponte Nova, que tratou do assunto dos “Processos de ensinar e aprender”. Já a Professora Marli Duffles Donato do Departamento de Matemática da UFV trabalhou a questão do “Afeto e cognição no processo educativo”. Por fim, Guilhermina Jardim, Consultora Pedagógica de Belo Horizonte/MG abordou o tema “Democratização do conhecimento a partir da cultura digital”.

Para encerrar a IV Jornada Pedagógica 2024 todos os educadores participaram da Palestra “O Trabalho Pedagógico para a Garantia do Direito à Educação”, proferida pelo Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Tojeira Cara. Foi a primeira vez que o professor Daniel veio a Viçosa, apesar de já ter participado de forma on-line na Jornada Pedagógica de 2021. Sua presença no evento teve contribuição significativa trazendo reflexões importantes sobre a importância do trabalho pedagógico e de sua essencialidade para a garantia do direito à educação. 

O evento teve apoio da Universidade Federal de Viçosa, do Sebrae Minas, da Casa do Empresário de Viçosa e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. 



Fonte: PMV