EDUCAÇÃO

Governo de Minas flexibiliza protocolo para volta às aulas

Indicadores da Covid-19 no estado foram levados em conta para afrouxar regras como o distanciamento mínimo


Publicado em: 14/09/2021 às 14:26hs

Governo de Minas flexibiliza protocolo para volta às aulas
Foto: reprodução

O Governo de Minas atualizou o protocolo que deve ser seguido pelas escolas mineiras para a manutenção de um retorno seguro às atividades presenciais. As flexibilizações foram permitidas na nova versão do documento após análise do Comitê Extraordinário Covid-19, com base no cenário epidemiológico atual.

Entre os indicadores considerados está a queda de 37% da taxa de incidência do coronavírus na última semana e de 44% nos 14 dias anteriores. Já as internações caíram 35% em quatro semanas em todo o estado.

Além disso, está o avanço da vacinação, com a cobertura vacinal da população acima de 18 anos em 84,96% e, de segunda dose, em 39,92%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Os dados são do dia 10 de setembro.

MUDANÇAS

A principal alteração ocorreu em relação ao distanciamento praticado nas unidades escolares, que era de 1,5 metros e passou para 90 centímetros. De acordo com o Governo de MG, existem estudos que demonstram que este distanciamento é viável para a proteção coletiva em ambientes escolares, desde que outras estratégias de prevenção também sejam adotadas.

No entanto, nos refeitórios, devido a não utilização de máscaras quando os alunos estão se alimentando, a distância recomendada continua sendo 1,5 metros.

O Comitê Extraordinário Covid-19 considerou também que a situação atual da epidemia permite ampliar a capacidade de lotação dos espaços escolares para 50%. Até o momento, a lotação máxima permitida era de 1/3 em salas de aulas, refeitórios e transportes escolares.

Outras medidas cumulativas, obrigatórias e adicionais de prevenção também devem ser adotadas para manter nas escolas um ambiente seguro. Algumas delas: priorização da ventilação; lavagem das mãos e etiqueta respiratória; ficar em casa quando doente; realização do teste; identificação de vínculo epidemiológico, em combinação com quarentena isolamento, limpeza e desinfecção.

> ACESSE O PROTOCOLO ESTADUAL COMPLETO