EDUCAÇÃO

Encerrada a greve dos professores: aulas retornam na segunda-feira

Greve da Educação Estadual se encerra e aulas serão retomadas na segunda


Publicado em: 14/04/2022 às 07:00hs

Encerrada a greve dos professores: aulas retornam na segunda-feira

O diretor da Organização da Subsede Viçosa e diretor estadual do Sind-UTE/MG, Paulo Grossi, informou que, a exemplo de todo o Estado de Minas Gerais, as aulas da rede estadual de ensino de Viçosa recomeçam na próxima segunda-feira. A decisão foi tomada na assembleia dos Professores realizada na tarde de ontem, terça-feira,11, em Belo Horizonte, após a derrubada do veto do governador Romeu Zema, pela Assembleia Legislativa.

Pela manhã, em reunião que terminou no começo da tarde, os deputados estaduais de Minas Gerais, diante de uma galeria lotada de servidores, derrubaram, por 55 votos a três, o veto do governador mineiro Romeu Zema (Novo) relativo a um reajuste salarial ampliado para servidores da Segurança Pública, Educação e Saúde. Zema vetou, na segunda-feira (4) da semana passada, um adicional de 14% para segurança, saúde e 33,24%, e o veto foi derrubado no início da tarde de ontem. 

Em 11 de março deste ano, pressionado, o Governo de Minas enviou uma versão final do projeto de lei que tratava da recomposição salarial geral de 10,06%, com pagamento retroativo a janeiro de 2022, e falou que vetaria qualquer índice superior ao proposto. O Chefe do Executivo Mineiro cumpriu a promessa, mas o seu veto não recebeu a adesão da maioria dos deputados.

No caso da educação, a categoria está em greve desde o dia 8 de março e o retorno estava na dependência da derrubada ou não do veto.