EDUCAÇÃO

Demetrius toma posse como reitor da UFV na sede do MEC, em Brasília


Publicado em: 28/05/2019 às 05:04hs

Demetrius toma posse como reitor da UFV na sede do MEC, em Brasília

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu posse ao novo reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa), Demetrius David Da Silva, na manhã desta terça-feira, 28. A solenidade de posse aconteceu na sede do MEC (Ministério da Educação), em Brasília.

“A percepção que o ensino cai do céu é equivocada. Vem do contribuinte pagador de imposto. Esse dinheiro da população inteira é utilizado para construção de universidades e elas são fundamentais para servirem de farol para o conhecimento. Eu sou a favor das universidades federais e que seja mantido isso”, afirmou o ministro.

Abraham Weintraub disse ainda que a universidade federal é importante na geração de conhecimento, de riqueza, bem-estar e de discussão da atual conjuntura no ambiente plural com menor ideologização, mais tolerante.

“O ideal é uma instituição que sirva de farol para a sociedade, para a comunidade ao redor. Que ela seja porosa e que receba empresários, políticos, o povo, sociedade, e sirva de incubadora para startups e consiga alavancar todo esse dinheiro do pagador de imposto que a mantém e gerar mais conhecimento, mais riqueza e bem-estar”, completou.

Demetrius

Demetrius David Da Silva é professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV. Ele possui graduação em Agronomia (1987), mestrado (1990) e doutorado (1994) em Engenharia Agrícola, pela UFV, e pós-doutorado pela University of florida (EUA) no período de 2015 a 2016.

“Nosso foco estará no pensar e no agir de modo absolutamente institucional. De acordo com os ditames da conduta estritamente republicana sem apego a particularismos de qualquer espécie. A Universidade Federal de Viçosa, como instituição pública de ensino, reafirma seu compromisso fundamental com a formação de capital intelectual e moral que colabore com o desenvolvimento do país com o progresso nas esferas pública e privada e com o bem-estar dos cidadãos brasileiros”, disse o novo reitor.

Demetrius foi o vencedor da consulta informal ocorrida no dia 7 de novembro nos três campi da UFV (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba). A nomeação do professor como reitor da instituição foi publicada no último dia 23. 

Além de Demetrius, o ministro também deu posse nesta terça-feira ao professor José Daniel Diniz Melo, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).