EDUCAÇÃO

Definido o calendário letivo da Rede Municipal para 2021

Fechadas deste março de 2020, escolas ainda não poderão receber os alunos presencialmente


Publicado em: 08/02/2021 às 18:00hs

Definido o calendário letivo da Rede Municipal para 2021
Foto: Reprodução internet

Por causa da pandemia de covid-19, a educação à distância continua no ano letivo de 2021 na rede municipal. Segundo a Prefeitura, as atividades remotas são a única opção até que as condições sanitárias do município ou o avanço da campanha de vacinação possibilitem o retorno das aulas presenciais ou de forma híbrida.

Em outubro de 2020, a Secretaria de Educação implantou o Programa de Atividades Escolares Remotas (PAER), que está em processo de finalização nestes primeiros meses de 2021. No dia 15 de janeiro foi encerrada a programação da educação infantil; as atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terminam no dia 17 de fevereiro e o ano letivo do ensino fundamental se encerra no dia 30 de março.

Dessa forma, no dia 3 de março terão início as atividades da educação infantil, para alunos de 4 e 5 anos, e do 1º ano do ensino fundamental. As atividades da EJA e do ensino fundamental (2º ao 9º ano) estão previstas para começar no dia 6 de abril. A Prefeitura não informou se já existe um plano para a retomada das atividades presenciais e se estuda a possibilidade de testagem em professores e estudantes.

CADASTRO ESCOLAR 2021

Vai até o dia 12 de fevereiro o período de matrícula dos alunos que se inscreveram no Sistema Único de Cadastro Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A matrícula deve ser feita na escola indicada no cadastro. Segundo a Prefeitura, o cadastro unificado é válido para todas as escolas públicas, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Desde dezembro, os candidatos podem acessar o sistema disponível no site da Prefeitura e verificar para qual escola foi designado. É necessário informar o número de inscrição e a data de nascimento do aluno. Os alunos que não preencheram o cadastro em tempo hábil poderão pleitear as vagas remanescentes nas escolas municipais. Para esses, as matrículas estarão disponíveis a partir do dia 25 de fevereiro.