EDUCAÇÃO

Coluni obtém melhor desempenho entre escolas públicas, no Enem 2019


Publicado em: 13/07/2020 às 13:00hs

Coluni obtém melhor desempenho entre escolas públicas, no Enem 2019

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os microdados do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) e o CAp – Coluni (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa) obteve o melhor desempenho nas provas objetivas, considerando as escolas públicas do país. A análise foi feita pela Folha de São Paulo e divulgada na última quinta-feira, 2.
Os alunos do CAp – Coluni, que participaram do Enem 2019 obtiveram média 687,24 nas provas objetivas (Ciências da natureza, Ciências humanas, Linguagem e Matemática) e 916,47 na prova de redação. A nível nacional, o colégio aparece em primeiro lugar entre as instituições públicas, seguido do Colégio de Aplicação do Ceará, da Universidade Federal de Recife (UFPE), e do Colégio Politécnico, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Considerando as instituições privadas, o CAp-Coluni aparece na 11ª posição, e o melhor desempenho é do Farias Brito Colégio de Aplicação, de Fortaleza (CE).
Em Minas Gerais, o CAp-Coluni lidera entre as instituições públicas, seguido do Colégio Militar de Belo Horizonte e do Cefet – MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), também da capital mineira. O Cedaf (Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário), da UFV – Florestal, aparece na 12ª posição. Considerando os colégios públicos e privados, o CAp-Coluni aparece na 5ª posição, do ranking liderado pelo Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte.
O diretor do CAp-Coluni, Isnard Ferraz, informou que o bom desempenho é resultado da participação dos estudantes na dinâmica pedagógica adotada pela instituição, que envolve projetos e atividades interdisciplinares, possibilitando em ações de interação e socialização. Segundo ele, a atuação do corpo técnico e docente, aliada a qualidade estrutural da UFV, também são responsáveis pela boa vivência acadêmica dos estudantes.
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, ressaltou que o bom desempenho reflete a excelência da UFV, em todos os níveis de ensino. Segundo o reitor, “essas colocações comprovam que o maior compromisso da nossa instituição é, de fato, com a educação pública de qualidade”.

ENEM 2020 - A realização do Enem 2020 estava prevista para ocorrer em novembro, nas versões impressa e digital, no entanto, a pandemia da Covid-19 alterou a aplicação dos exames. O Inep realizou enquete com os candidatos inscritos e 49,7% dos votantes optaram por realizar os exames em maio de 2021, porém, a data não está confirmada. A definição contará ainda com a opinião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e de associações representantes das instituições de ensino superior.

55 ANOS COLUNI - Em 26 de março, o CAp-Coluni completou 55 anos. A instituição foi criada em 1965, pelo conselho universitário da UREMG (Universidade Rural de Minas Gerais), com o objetivo de oferecer a terceira série do Ensino Médio e preparar os alunos para o ingresso na universidade. O colégio já funcionou em diferentes espaços, como: o Edifício Arthur Bernardes (1966; 1976 a 1978); antiga sede do Colégio Agrotécnico, prédio de madeira cedido pelo Departamento de Engenharia Florestal (1967 a 1975); PVA - Pavilhão de Aulas (1979 a 1982); Colégio Nossa Senhora do Carmo (1983 a 1988); e, em 1989, foi inaugurado o atual prédio-sede do colégio. A transformação em colégio de aplicação, com mudança da filosofia da escola, teve início em 1990 e foi concretizada apenas em 2001.