ECONOMIA

Zema defende criação de fundo de compensação para o preço dos combustíveis

Haverá ainda uma nova reunião com o presidente do Senado, da Petrobras e representantes do Ministério da Economia para tratar da criação do fundo que visa equalizar os valores do ICMS sobre o preço dos combustíveis


Publicado em: 21/10/2021 às 17:43hs

Zema defende criação de fundo de compensação para o preço dos combustíveis
Foto: reprodução

De acordo com informações do gabinete do governador Romeu Zema (Novo), nesta quinta-feira, 21, ocorreu uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MDB), e governadores de outros estados, para tratar sobre o projeto de lei que altera a regra sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis.

Durante a reunião, segundo o governador, foi discutida a proposta de criação de um fundo de equalização dos preços de combustíveis, que seria uma forma de compensação da variação dos preços, a exemplo do que é feito em outros países.

“Essa lei que está tramitando afeta duramente a arrecadação dos estados e municípios. E ela não corrigirá o problema, uma vez que o que tem afetado o preço dos combustíveis é a variação do câmbio e o preço internacional do petróleo. Se esse projeto for aprovado no Congresso do jeito que está, e amanhã o petróleo e o câmbio subirem de novo, tudo o que está sendo feito não servirá para nada. Então essa medida não é a solução”, explicou Zema.

SOBRE A PETROBRÁS

O governador também afirmou que o monopólio da Petrobras é um dos entraves à redução dos preços dos combustíveis. “Esse é um ponto importante. No Brasil, o diesel, a gasolina e o gás de cozinha têm um único fornecedor, que é a Petrobras. E sabemos que monopólio é sempre ruim. Precisamos de concorrência para que tenhamos um mercado mais competitivo.”  O governador também destacou a necessidade urgente de avançar com a reforma tributária.

Segundo Romeu Zema, ficou acertado que um grupo de governadores terá uma nova reunião com o presidente do Senado, da Petrobras e representantes do Ministério da Economia para tratar da criação do fundo de compensação.

GREVE

Os tanqueiros, caminhoneiros responsáveis pelo transporte de combustível em Minas, entraram em paralisação nesta manhã de quinta-feira, 21. 

De acordo com informações do jornal Estado de Minas, centenas de caminhões-tanque ficaram parados nas entradas das distribuidoras de Betim, na Grande BH. Eles exigem a redução do imposto para combustíveis e melhoria no valor dos fretes. Além deles, caminhoneiros de outros estados aderiram a greve.