ECONOMIA

Restituição do Imposto de Renda começa no fim do mês

A restituição será de maio a setembro e o contribuinte poderá receber via Pix


Publicado em: 05/05/2022 às 09:50hs

Restituição do Imposto de Renda começa no fim do mês

A Receita Federal prorrogou o prazo para o contribuinte entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 até o dia 31 de maio, mas o calendário da restituição do Imposto continua o mesmo. 

O primeiro lote será pago em 31 de maio e será destinado às pessoas que têm prioridade, ou seja, contribuintes idosos acima de 60; com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Após, as restituições serão pagas de acordo com a data de envio da declaração nas seguintes datas: 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 29 de julho; 4º lote: 31 de agosto; e 5º lote: 30 de setembro. 

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

A novidade da restituição deste ano é que o contribuinte poderá receber a restituição de imposto via Pix. Para isso, o contribuinte tem que ter o CPF como chave Pix.  Não será permitido o pagamento através de chaves aleatórias ou registradas pelo e-mail ou telefone da pessoa.