ECONOMIA

Receita libera Programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Prazo de entrega começa em 1º de março e vai até 30 de abril


Publicado em: 25/02/2021 às 11:00hs

Receita libera Programa da declaração do Imposto de Renda 2021
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A partir desta quinta-feira, 25, estará disponível no site da Receita Federal o programa de preenchimento e entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O prazo de entrega será iniciado na próxima segunda-feira, 1º de março e irá até 30 de abril.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar. Para 2021, o Fisco espera receber de 31 a 32 milhões de declarações. 

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 

  • Primeiro lote: 31 de maio; 
  • Segundo lote: 30 de junho; 
  • Terceiro lote: 30 de julho; 
  • Quarto lote: 31 de agosto; 
  • Quinto lote: 30 de setembro.

DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA

Foi informado que a partir de 25 de março, os contribuintes com login no Portal de Serviços Públicos do Governo Federal também passarão a receber o documento preenchido, bastando confirmar as informações antes de entregar para a Receita. 

Para os contribuintes com certificação digital (chave eletrônica vendida por R$ 200), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda será ampliada em 2021, segundo a Receita Federal. 

Essa novidade, conforme divulgado pelo Governo Federal, estará disponível exclusivamente no serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). Além disso, o contribuinte poderá recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e continuar nos outros meios de preenchimento.

O contribuinte com declaração pré-preenchida precisará de autorização para que o sistema recupere as informações dos dependentes. Quem tiver certificado digital pode acessar o serviço “Senhas e Procurações” e cadastrar a procuração dos dependentes no e-CAC. 

Os contribuintes sem a chave eletrônica poderão fazer o procedimento no site da Receita Federal, no serviço “Procuração para acesso ao e-CAC”, mas precisará entregar os documentos dos dependentes na Receita Federal para conferência e aprovação.