ECONOMIA

Raimundo Violeira (PSD) recebe Plano Decenal de Desenvolvimento

Raimundão (1o à esq.) recebeu do vice-prefeito Arnaldo Andrade (centro) a cópia do Plano Decenal, entregue também ao vice-prefeito eleito Tilu


Publicado em: 04/01/2021 às 15:35hs

Raimundo Violeira (PSD) recebe Plano Decenal de Desenvolvimento

A Ceae (Comissão Especial de Assuntos Econômicos), instituída pelo Decreto Municipal 5.497/2020, assinado pelo ex-prefeito Ângelo Chequer (PSDB), para tratar especialmente dos impactos da pandemia do novo coronavírus na dinâmica econômica da cidade, apresentou o Plano Decenal de Desenvolvimento Econômico “Viçosa 2030”. O documento foi entregue ao novo prefeito de Viçosa Raimundo Violeira (PSD), no final de dezembro.

O documento contém um diagnóstico dos potenciais econômicos do município e mostra o caminho estratégico para a ampliação das atividades empresariais em Viçosa. Nas reuniões foram debatidas propostas para a superação da crise causada pelo novo coronavírus e o planejamento para os próximos dez anos, visando o desenvolvimento econômico da cidade. A Ceae, responsável por redigir o texto o Plano, é formada por representantes da Prefeitura de Viçosa, Câmara Municipal, Casa do Empresário, Viçosa Tec, Sebrae, Universidade Federal de Viçosa e Univiçosa.   

O plano elaborado detalha projetos possíveis de serem colocados em prática com o objetivo de transformar a cidade em uma referência em inovação tecnológica e na área educacional. Conforme o Plano, outras instituições de ensino superior privadas são colaboradoras, acentuando ainda mais o caráter educacional da cidade. Segundo o vice-prefeito, Arnaldo Andrade, quatro pilares nortearam os trabalhos: 

- Inclusão produtiva, por meio de capacitações; 

- Ambiente de negócios atrativos e seguros para empresas; 

- Inovação tecnológica, para elevar a competitividade; 

- E turismo científico e de negócios. 

Viçosa tem uma população estimada de 79 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Trata-se de uma cidade com vocação para a educação, com destaque para a sua Universidade Federal. Além disso, o grande número de equipamentos e serviços de alimentação, como bares e restaurantes, hotéis, e ainda as festas que acontecem semanalmente.

Os dados levantados pela equipe de montagem do plano, baseados em informações do Data Sebrae, indicam que o dinamismo econômico está na relação entre o total de empregados e a soma de todos os salários pagos aos trabalhadores durante o ano em todos os setores, como construção civil, comércio, agropecuária e o de serviços.

De acordo com o Plano Decenal, para o alcance desta visão de futuro, “a meta traçada é que, em 2030, Viçosa conte com mais de 300 empresas inovadoras faturando mais de R$ 1 bilhão anuais e empregando mais de três mil pessoas; coma realização de mais de 100 eventos científicos e de negócios anuais com destaque nacional; com duas incubadoras de empresas, duas aceleradoras de empresas, 10 espaços de coworking (modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos), três parques industriais e tecnológicos, cinco empresas âncoras referências nacionais e mais de 30 mil alunos de ensino técnico e superior”.

O prefeito eleito, Raimundo Nonato Cardoso (Raimundo Violeira-PSD), afirmou que a prefeitura será sempre parceira de todo e qualquer projeto desenvolvido para o bem da cidade. “Estaremos deportas abertas para fazer com que nossa cidade cresça e vire referência”, afirmou o novo prefeito.