ECONOMIA

Micro de Viçosa avança para a Onda Vermelha a partir deste sábado, 24

Essa fase do Minas Consciente permite o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas nos estabelecimentos.


Publicado em: 22/04/2021 às 14:39hs

Micro de Viçosa avança para a Onda Vermelha a partir deste sábado, 24

A microrregião de saúde de Viçosa vai avançar para a Onda Vermelha a partir deste sábado, 24 de abril. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 22, pelo Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado. A deliberação com a atualização das ondas será publicada amanhã, sexta-feira, no Diário Oficial do Estado.

Viçosa e sua microrregião de saúde estão há quase 40 dias na Onda Roxa, fase que não permite o funcionamento de comércios e serviços considerados não-essenciais. No último sábado, 17, diversas regiões do estado avançaram para a Onda Vermelha, inclusive toda a macrorregião Sudeste, que abrange cidades do mesmo porte de Viçosa, como Ubá e Muriaé, além de outros municípios próximos, como Ervália, Coimbra e Visconde do Rio Branco. Manhuaçu, que está na mesma macrorregião que Viçosa, também já deixou a Onda Roxa.

A partir de sábado, 13 das 14 macrorregiões de saúde de Minas Gerais estarão na onda vermelha do plano Minas Consciente. O grupo decidiu pelo avanço das macrorregiões Centro, Centro-Sul, Leste, Leste do Sul (Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu), Oeste e Vale do Aço. Assim, permanecerá por mais uma semana na onda roxa - com funcionamento apenas dos serviços essenciais - somente a macrorregião Nordeste, que está com 99% de ocupação da UTI exclusivo covid.

ONDA VERMELHA

Diferente da Onda Roxa, na qual apenas serviços considerados essenciais poderiam abrir as portas, a Vermelha permite o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas nos estabelecimentos.

O funcionamento do comércio e a realização de eventos, com a presença de no máximo 30 pessoas, estão liberados, mas devem seguir algumas regras relacionadas ao distanciamento social e protocolos de higiene. É preciso que os estabelecimentos exijam distância linear de 3 metros entre os que estão presentes e a capacidade passa a ser de uma pessoa a cada 10 metros quadrados. Ou seja, um local com 1.000 metros quadrados comporta, no máximo, 100 pessoas.

Atividades de atrativos culturais, naturais e hotéis podem funcionar com limite de ocupação de 50%. Os serviços permitidos na Onda Vermelha devem seguir um “protocolo restrito”, o que significa que, além das regras usuais, seriam adicionados controle de fluxo, limite de uma pessoa por atendente (comércio não-essencial na onda vermelha), proibição de autoatendimento, medição de temperatura e agendamento.

POSIÇÃO DA PREFEITURA

A Prefeitura de Viçosa informou ao Folha da Mata que, no caso de um possível avanço do município para a Onda Vermelha, a administração não pretendia instituir regras mais restritivas além do próprio protocolo do Minas Consciente. A gestão municipal disse que pretende manter apenas o rodízio de CPF no esquema de “par e ímpar” e as barreiras sanitárias orientativas no Calçadão e terminal rodoviário.

A administração municipal informou ainda que não estuda sair do Minas Consciente, que considera “seguro e eficiente” o protocolo instituído pelo Estado para a Onda Vermelha e que vai fiscalizar o cumprimento das medidas, sobretudo no que diz respeito aos limites de ocupação dos estabelecimentos.

AULAS PRESENCIAIS

O protocolo do Minas Consciente não cita, em sua lista de atividades regulamentadas, as instituições de educação básica. As regras para a reabertura de escolas públicas e privadas não são claras e os municípios têm tomado decisões diferentes acerca da autorização para retorno das atividades presenciais.

Em Viçosa, a Prefeitura ainda não estabeleceu um protocolo para o retorno das atividades escolares, nem sinalizou sobre a possibilidade de autorizar, ao menos, a reabertura das escolas privadas.