ECONOMIA

Abertas as inscrições para o Programa de Mecanização Agrícola da Prefeitura de Viçosa

Programa, que existe há 24 anos, ajuda o pequeno produtor rural no custeio de aluguel de máquinas


Publicado em: 09/07/2021 às 16:26hs

Abertas as inscrições para o Programa de Mecanização Agrícola da Prefeitura de Viçosa
Foto: arquivo

A partir do próximo dia 12 de julho estarão abertas as inscrições para o programa de Mecanização Agrícola, promovido pela Prefeitura de Viçosa (PMV), através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural. O serviço é destinado à aração, gradagem e plantio de grãos para produtores rurais de Viçosa.

O serviço de mecanização é subsidiado pela Prefeitura de Viçosa e pode representar uma economia de mais de 50% para o produtor na comparação com o custo do serviço prestado por particulares, pois, a hora/máquina contratada é de R$ 120,00. A utilização das máquinas é algo vantajoso para o produtor que ainda recebe assistência e orientação técnica desde o início do plantio até a colheita.

Nesta etapa do programa, cada produtor, com base no número de hectares de sua propriedade, poderá ter acesso a até oito horas de uso das máquinas. Além disso, quem tiver parceiros que utilizam da mesma área de produção terá mais 4 horas de utilização dos maquinários.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para os produtores que já possuem cadastro, basta apresentar apenas o ITR (Imposto Territorial Rural) de 2020. Já para quem vai participar do programa pela primeira vez deve apresentar o CPF, documento de identidade com foto (RG), cartão do produtor, ITR/2020, título de eleitor, 2 fotos 3 x 4, registro do imóvel rural e caso o produtor seja parceiro, deverá juntar, também, o contrato de parceria.

ATENDIMENTOS

As inscrições poderão ser realizadas até 12 de setembro na Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, que fica no Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e das 13 às 17 horas.

Todos os atendimentos acontecerão obedecendo ao rodízio de CPF, de acordo com o protocolo de combate ao coronavírus. Portadores de CPFs com finais pares deverão procurar a secretaria nos dias pares. Quem tem CPF de final ímpar, o atendimento será feito nos dias ímpares dos meses.

Em 2021, o Programa de Mecanização Agrícola está completando 24 anos, potencializando o desenvolvimento da agricultura familiar de Viçosa por meio de empréstimo de máquinas e tratores a pequenos produtores rurais para uso em suas atividades de preparação do solo, plantio, colheita e processamento.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas direto com a coordenação do serviço nos telefones: 3892-6263 e 3892-6249.