CULTURA

Viçosa será palco do “Música na Árvore Instrumental - Solar Festival”

Evento gratuito neste domingo (17) também tem como foco incentivo à adoção de hábitos como a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem; toda matriz energética do evento será solar


Publicado em: 15/07/2022 às 08:05hs

Viçosa será palco do “Música na Árvore Instrumental - Solar Festival”
Foto: Foto: Reprodução/Pedro Bichuete

Com o objetivo de promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, por meio da valorização de recursos humanos  e conteúdos locais, o coletivo cultural “Música na Árvore” realiza a terceira etapa do projeto “Música na Árvore Instrumental- Solar Festival” em Viçosa, neste domingo, 17.

Na abertura da programação estão confirmadas as apresentações dos grupos Charanga Pop; Cristiano Assis e Nosso Choro; Cristiano Morais e Artéria Trio  e Will Motta. O evento, gratuito, será realizado na Estação Cultural Hervé Cordovil e contará também com metarreciclagem (reaproveitamento de lixo eletrônico) e Feira Gastronômica.

A ideia, destaca o diretor artístico, João Viana é oferecer ao público um amplo painel da música instrumental nacional. Além disso, o evento é destinado a todos os públicos, com cuidados especiais em relação às pessoas com deficiência e idosos. O evento também busca promover atividades culturais de estilos de vida saudáveis, voltadas às práticas sustentáveis, por meio, por exemplo, do incentivo à adoção de hábitos como a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem.

Um dos diferenciais é que toda a matriz energética do “Música na Árvore Instrumental- Solar Festival” será solar. “Mobilizando o nosso habitual público: jovens e adultos, frequentadores de praças e parques públicos, pretendemos ser referência na gestão e manejo de resíduos em eventos culturais”, completa João Viana.

O projeto é executado por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMIG, realização da Muzak Promoções e Eventos, apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa e GSL Metalúrgica.

PROGRAMAÇÃO

A programação começa ao meio-dia com Charanga Pop. João Vianna (músico que dividiu palco com, Skank, Lulu Santos, Pepeu Gomes, dentre outros) e seu trompete lideram este grupo que mistura música pop de todos os tempos com ritmos brasileiros.

Na sequência, às 13h30, se apresentam Cristiano Assis e Nosso Choro, grupo que surgiu em 2014 a partir da reunião de amigos músicos que já se apresentavam com bandas locais. Formado por Cris Assis (Bandolim), Junio Ramos (Violão 7 cordas), Romário Roque (percussão) e Guther Luiz (Cavaquinho), a proposta do grupo é resgatar os mais clássicos choros e também inovar trazendo outros gêneros  da Música Popular Brasileira para a linguagem do choro.

A terceira atração do domingo vai começar às 15h30, com Will Motta, que em seu trabalho atual se apresenta com Neo Andrade (baixo) e Robinho Batera (bateria), executando repertório instrumental variado de músicas nacionais e internacionais, caminhando do pop ao baião, passando pelo samba e bossa nova.

O show “Cristiano Morais convida Artéria Trio” encerra o evento, às 17h. Cristiano é licenciado em Música com habilitação em Saxofone pela UFOP. Teve como mestres Bernardo Vescovi Fabris, Tabajara Sant'Ana Belo e Érico Fonseca. Originário de Viçosa, em franca atividade desde 2013, o Trio toca os mais variados estilos em festivais, congressos e casa noturnas. Com mais de 50 shows realizados, o Trio já abriu palco para artistas como João Bosco, Whitney Shay e Zeca Baleiro.