CULTURA

UFV recebe mais de 100 obras de arte doadas pela Receita Federal

O funcionário da Receita Federal, Rodrigo Despontin, a assessora cultural da PEC, Daniela Sant’Anna, e a museóloga da UFV, Chirle Gomes foram responsáveis pelos repasses das obras para a instituição


Publicado em: 09/09/2021 às 08:50hs

UFV recebe mais de 100 obras de arte doadas pela Receita Federal

A Receita Federal do Brasil, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) doou 124 obras de artes para o Museu Histórico da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Todas foram apreendidas por importação irregular no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A partir de agora, elas integram o acervo da Pinacoteca da UFV, que já conta com 490 obras.

O brasileiro Rubem Robierb, o australiano Peter Link e a polonesa Véronique Ziminski estã entre os artistas que as sinam as 124 peças. As obras são de pintura com técnicas variadas, mas há também fotografias e uma peça tridimensional.

A expectativa é a de que o público possa conhecer todas elas no próximo ano, em exposições temporárias que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) pretende realizar na Pinacoteca e no hall da Biblioteca Central do campus da UFV.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, “a incorporação dessas obras ao acervo da Pinacoteca amplia ainda mais a importância da UFV junto ao seleto grupo de universidades brasileiras dotadas de museus com acervo de qualidade internacional, potencializando sua capacidade de promoção das artes e das culturas”.

Dos trabalhos recém-chegados à instituição, 13 são apresentados no vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional para celebrar os 35 anos do Museu Histórico da UFV, que funciona junto com a Pinacoteca. O vídeo integra as ações comemorativas do aniversário de 95 anos da UFV e pode ser conferido pelo canal UFV, no Youtube.

COMO SE DEU O PROCESSO DE DOAÇÃO

De acordo com a notícia institucional publicada no site da UFV, esta foi a primeira vez que a UFV pleiteou o recebimento de obras de arte por meio de expediente legal, no qual o Ibram é notificado pela Receita Federal sobre mercadorias ou objetos apreendidos sob pena de perdimento, quando há indícios de que se trata de bem de valor cultural, artístico ou histórico. Ao serem informados sobre a apreensão, os museus federais com registro no Instituto podem manifestar interesse em participar do processo de destinação.

O processo de doação teve início no segundo semestre de 2019, quando uma equipe da PEC esteve no aeroporto de Viracopos para retirar os objetos. A conclusão do processo se deu no último mês de junho, com a efetiva transferência para o acervo da Universidade. As obras agora estão em fase final de avaliação técnica, documentação e catalogação de patrimônio, bem como de conservação e pesquisa.