CULTURA

Fim de semana com atrações culturais da Lei Aldir Blanc

Artistas de Viçosa promoveram lives artísticas, com músicas, danças e vídeo aulas a partir do auxílio financeiro cedido pela Lei Aldir Blanc


Publicado em: 26/02/2021 às 18:00hs

Fim de semana com atrações culturais da Lei Aldir Blanc
Foto: reprodução internet

Esta é a última semana para que sejam executadas as propostas contempladas pelo edital da Lei Aldir Blanc, fomento emergencial aos artistas, em Viçosa. 

Ao longo dos últimos 60 dias, uma série de lives artísticas, musicais ou não, vem acontecendo, assim como exposições e mostras virtuais, além de outras iniciativas, tais como espetáculos, performances, oficinas, vídeo-aulas e aulas dadas por especialistas em determinadas áreas da cultura. 

Dentre essas, nessa edição realça as seguintes propostas, havendo outras várias divulgadas pelo instagem @Secultvicosa

LIVE MUSICAL FLASHBACK

A live Flashback reverência ao MPB e Rock dos anos 80 e 90. Juliano Coutinho acompanhado de Marcos Bal (violão e guitarra) e Sérgio Freitas fazem live na noite de hoje quinta-feira, 25, às 20 horas, pelo canal do YouTube Juliano Coutinho.

VÍDEO AULA

Para os produtores, artistas e técnicos da área cultural de Viçosa, neste sábado no canal do YouTube Amauri Rocha, o promotor e gestor cultural disponibilizará a vídeo aula “Planejamento para Projetos e Eventos Culturais”. Temas como Formalização do setor e mercado; leis e editais; financiamentos; contrapartidas institucionais, gestão financeira, equipe e divulgação, entre outros temas são abordados com vários exemplos vivenciados pelo palestrante em mais de 30 anos de experiência no setor.

LIVE MUSICAL ARTERIA TRIO

Nesta sexta-feira, 26, às 20 horas, o Arteria Trio apresenta sua primeira live no canal Arteria Trio no YouTube. Para incrementar ainda mais foi convidado o tecladista Wagner Candian. A live será em benefício ao Projeto Pérolas Negras da Associação Carla Rosa. MPB, Jazz, Rock dos anos 70 e Blues serão interpretados no estilo peculiar do trio formado por Amauri Rocha, Nilton Santiago e Pedro Ezequiel, que conta ainda com a técnica de Wesley Dias e Tatiana Taiga.

LIVE MUSICAL EM CELEBRAÇÃO AO DIA DAS DOENÇAS RARAS

A Baurets promove live em comemoração ao Dia Internacional das Doenças Raras e Dia Municipal de Apoio aos Portadores de Doenças Raras.

Em parceria com a Pandi Raros e Minuto Pela Vida, entidades voltadas para a causa, a live será um momento de sensibilização e solidariedade, sendo exibida pelo canal Baurets Oficial, no YouTube, às 17 horas.

O quarteto composto por Geraldão (vocal), Marcos Balbino (violão), Milton Diório (percussão) e Junior Ramos (baixo) promete uma celebração à data marcada por artistas e canções que marcaram época, dentre eles Cássia Eller, Tim Maia, Seu Jorge, Legião Urbana, Engenheiros do Hawai e outros.

VÍDEO DANÇA “O HOMEM AMARELO É PRETO?”

Está no ar, no canal Marco de Jesus (YouTube) e pelo instagram @marco_de_jesus o Vídeo Dança “O Homem Amarelo é Preto?”. A performance solo, de Marco de Jesus, que é coreógrafo, bailarino, membro do Grupo Impacto e estudante de Educação Física, aborda o tema identidade racial.

“Como podem perceber, aqui não é pra decidir quem você é. É sobre minha história e, provavelmente, você ou alguém que você conhece vai entender bem”, relata o artista ao longo de sua locução em parte do vídeo.

Com duração de pouco mais de 5 minutos, a performance tem como cenários o calçadão Arthur Bernardes, a praça do Rosário e o bairro Nova Viçosa. A trilha sonora é uma interpretação que a banda viçosense Baurets faz da música O Homem Amarelo (O Rappa), com imagens e edição de Yann Gustav. Marco de Jesus é o intérprete e criador assinando a direção, roteiro e narração.

MASTERCLASS

O baterista Pedro Ezequiel promoveu na última segunda-feira, 22, pelo canal no Youtube Pedro Ezequiel uma live Masterclass em que falou de mercado de trabalho e algumas técnicas. Pedro é também professor de bateria e promove aulas com bateristas de renome nacional e internacional e por meio da Aldir Blanc promoveu sua própria masterclass.