CULTURA

Projeto “Passos para um Futuro” é celebrado por famílias e crianças

Com os trabalhos desenvolvidos de forma remota durante a pandemia, o Passos para um Futuro garantiu pleno desenvolvimento dos participantes na retomada presencial


Publicado em: 22/07/2022 às 15:55hs

Projeto “Passos para um Futuro” é celebrado por famílias e crianças

Há quase 10 anos o Projeto Passos para um Futuro promove oficinas em bairros de Viçosa. Um deles é o Nova Viçosa, onde as aulas acontecem na Apov (Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa).

Este ano, os alunos de ballet clássico e danças urbanas, que fazem aulas na instituição, fizeram bonito, participando da Mostra Diversidade em Dança. A plateia cheia de familiares e amigos vibrou ao ver as crianças e jovens mostrando sua arte. 

Nesses nove anos as oficinas de dança, bem como todas as ações desenvolvidas na Apov, contribuem positivamente na formação cidadã dos pequenos e transformando as relações interpessoais e criando memórias afetivas. 

Claudinéia Vieira é mãe de Matheus Vieira, de 11 anos, que há cinco faz aulas de danças urbanas. Ela comentou que o filho “está aprendendo, se desenvolvendo e criando a própria personalidade fazendo algo que ele gosta que é dançar”. 

Para Matheus, as oficinas são um momento de diversão e para a mãe mais um motivo para agradecer ao apoio educacional e artístico que a família encontra na instituição viçosense. “A Apov fez parte da vida dos meus filhos em um momento em que eu estava precisando muito, pois estava hospitalizada e sabia que eles estavam seguros e bem cuidados. Tenho uma enorme gratidão”. 

Claudineia também destacou o orgulho de ver o filho se apresentar para o público. “Me sinto presenteada e agradeço a Deus pela recuperação da minha saúde e pela oportunidade de poder ver o meu filho dançar”. 

Apesar do nervosismo antes de encontrar o público, Matheus conta que adora aprender as coreografias nos ensaios com o professor Yan Castro, e tem um motivo especial para superar a timidez em cena.  “Minha maior motivação para dançar é poder me apresentar para minha mãe e meu pai. Eu gosto quando eles vêm. É muito bom ter o apoio dos pais”. 

Aniely Balbino é mãe de Alice, de 12 anos, e celebra a oportunidade que a filha está tendo de se desenvolver em todas as áreas com a ajuda das oficinas de ballet clássico que ela frequenta há cerca de 5 anos. “As aulas ajudam na concentração e na socialização. Em casa, ela dança o tempo todo”. 

“Temos talentos incríveis, verdadeiras joias que se bem lapidadas vão brilhar muito. A dança promove habilidades, disciplina, controle das emoções e dos limites. Ela veio para quebrar tabus, propor o divertimento e a descoberta de sonhos. Os educandos se envolvem pelo prazer de dançar e proporcionar encantamento para si e para o outro”, destacou o coordenador do Projeto Caminhar da Apov, Tiago Leal. 

O Projeto Passos para um Futuro acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS. Com o patrocínio master da CBMM e CORI MG e patrocínio de Amantino Supermercado, Metalsider e Haskell. Apoio cultural Jornal Folha da Mata e Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa - PMV.