CULTURA

Projeto Papel de Fibras

A qualidade de vida contribuindo para a fixação da família rural no campo


Publicado em: 31/12/2014 às 16:00hs

Projeto Papel de Fibras

No segundo sábado deste mês de dezembro, dia 13, a praça Silviano Brandão recebeu a exposição "Papel de Fibra", parte de um projeto de extensão da UFV, realizado em parceria com comunidades de Viçosa e região. O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Química da UFV, Deusanildes de Jesus Silva e teve nesta sua mostra a última atividade do ano. As peças expostas fazem parte da produção obtida este ano nas comunidades Vau a Açu (parceria com Instituto Vida de Viçosa), Violeira (comunidade Presbiteriana), São Miguel do Anta (Cras da Prefeitura Municipal) e Vale do Sol (com a União de Negros pela Igualdade).
Segundo a professora Deusanildes, a fibra de bananeira como matéria-prima para produção de peças artesanais foi o material escolhida para este projeto por ser um resíduo bastante comum no meio rural, além de não ser utilizado como alimento. Além disso, é de fácil processamento, tanto na etapa de individualização das fibras quanto na etapa de manuseio dos papéis produzidos e tem custo acessível, necessitando de equipamentos simples, o que possibilita rápido retorno de investimento.
O projeto “Papel de Fibra” qualifica famílias rurais para produção de papel artesanal para a geração de renda extra, visando aumentar a qualidade de vida das famílias no campo.
As principais etapas do projeto são: levantamento de informações das comunidades através de um questionário; qualificação dos participantes nas várias etapas do processo, incluindo-se a fabricação de peças artesanais; avaliação do conhecimento transferido para se planejar assistência às pessoas inscritas; implementação de melhorias na metodologia aplicada.
A exposição, realizada na Silviano Brandão, foi visitada por diversas pessoas que se encantaram com o projeto e se interessaram em levá-lo para suas comunidades.