CULTURA

Produtores de Viçosa são premiados no 5º Torneio Leiteiro

A Modalidade de Fazenda foi a escolhida para o evento em função dos protocolos de segurança da Covid-19 na 91ª Semana do Fazendeiro


Publicado em: 22/07/2021 às 17:01hs

Produtores de Viçosa são premiados no 5º Torneio Leiteiro
Foto: Prefeitura de Viçosa

Em sua 5ª edição, o torneiro leiteiro da 91ª Semana do Fazendeiro, da Universidade Federal de Viçosa, foi realizado na Modalidade de Fazenda, em função da pandemia da Covid-19. Os produtores participaram nas modalidades de “Agricultores Familiares” e “Demais Produtores”, concorrendo com as categorias “Animais de Primeira Cria” e “Animais adultos”.

Entre os participantes, sete produtores foram de Viçosa como o caso da Unidade de Pesquisa e Extensão (UEPE/DZO/UV) que ficou em 2º lugar na categoria “Demais Produtores”, com animais de Primeira Cria e Animais Adultos. A participação da UEPE é sempre bem-vista pelos produtores, pois, de acordo com eles, eleva o nível do torneio.

A produtora, Rita de Tote, como é carinhosamente conhecida, marcou presença e mais uma vez foi premiada. A sua vaca ficou em 3º lugar na categoria Agricultores Familiares com animal na Categoria Adulto. Rita participou de todas as edições do torneio e vem sendo premiada em reconhecimento ao importante investimento em genética, realizado em sua propriedade. Rita é filha do saudoso Antônio Vargas de Freitas, senhor Tote, e conduz com muita competência a produção de leite no Sítio Paraíso.

torneio-leiteiro-2

O Torneio Leiteiro é realizado em uma parceria da Universidade Federal de Viçosa, EMATER-MG, Prefeitura Municipal de Viçosa, Programa de desenvolvimento da Pecuária Leiteira – PDPL e Programa Família do Leite (DZO/UFV). O evento, além de promover a interação entre os participantes tem como objetivo estimular o melhoramento genético dos rebanhos, a seleção dos animais, melhoria dos manejos nutricional e sanitário, uso racional dos recursos naturais, desenvolvimento das famílias dentro dos princípios de sustentabilidade, promover o rebanho leiteiro do Município de Viçosa e região, além de proporcionar a troca de experiência e espírito competitivo e harmônico entre os produtores.