CULTURA

Palmeira Pequenina desenvolve projetos pela Aldir Blanc

Com o espaço para abrigar a biblioteca da entidade, um sonho se transformou em realidade por meio da Aldir Blanc


Publicado em: 24/07/2021 às 10:00hs

Palmeira Pequenina desenvolve  projetos pela Aldir Blanc
Foto: arquivo

O Ponto de Cultura Palmeira Pequenina, sediado em Cajuri, foi contemplado pelo edital público, no âmbito do estado de Minas Gerais, 02/2020. A entidade sem fins lucrativos aprovou e agora desenvolve o projeto “Onze anos fazendo cultura e resistindo”. Dentre as ações, foi reformado um espaço que se transformou na sede do Ponto de Cultura.

Outro sonho antigo dos membros e atendidos pela Palmeira Pequenina foi a disponibilização de um espaço para a Biblioteca Comunitária Professora Luiza Sant ́Ana. Também por meio do edital, foram contemplados com premiação mais de trinta agentes culturais de Cajuri e quatro grupos/ coletivos (festas tradicionais/religiosas, dança e coral).

Também foram ofertadas duas bolsas de pesquisa, previstas no projeto aprovado no edital, para preparação dos memoriais do saudoso e sempre lembrado Padre Oswaldo Renato Cunha e um Tributo aos Ferroviários de Cajuri.

De acordo com a entidade, outra ação foi a oficina de artesanato, com ênfase na inovação dos produtos dos artesãos. Durante essa sema-na teve início a oficina “Recursos Audiovisuais”, ministrada pelo professor Davi Emerson, bacharel em Comunicação Integrada, mestrando em Estudos de Impactos Ambientais (Argentina) e professor da Faculdade Estácio e do projeto Pleno Viver pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais).

Será ainda oferecida aos jovens a oportunidade de elaboração de um catálogo, com fotos de casas e locais que contam a história de Cajuri. A atividade terá como orientadora, a artista plástica Zeth de Aguiar, de Belo Horizonte e ex-aluna da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Zeth está expondo sua obra “Entre Cais”,de forma remota, pela Pinacoteca da UFV.

Rosângela Fialho, presidente da Palmeira Pequenina, afirma que ”Cajuri é uma pequena cidade, rica em talentos artísticos, buscando oportunidade para divulgar sua arte e que um dos objetivos do Ponto de Cultura é oferecer práticas que deem acesso à cultura”.