CULTURA

Oficina de autoestima no Pérolas Negras


Publicado em: 13/07/2020 às 14:20hs

Oficina de autoestima no Pérolas Negras

As medidas de isolamento social, impostas pela pandemia da Covid-19, não paralisaram totalmente as atividades da Casa Cultural das Pérolas Negras, que há sete anos desenvolve ações de valorização da identidade de meninas e mulheres, em Viçosa. Na última semana, algumas integrantes do projeto participaram de encontros em um espaço voltado para autoestima e amor próprio.
A coordenadora do projeto, Raíssa Rosa, que também é responsável pelo Núcleo da Mulher de Viçosa da PMV (Prefeitura Municipal de Viçosa), informou que os encontros aconteceram gratuitamente no Studio Carla Lacoque Cachos, seguindo todas as recomendações de distanciamento aplicadas no município. No total, 12 mulheres participaram das atividades que tiveram como objetivo estimular o cuidado com cabelos crespos e cacheados, além de proporcionar melhoria da saúde emocional e mental.
Os espaços voltados para amor próprio, beleza e autoestima fazem parte das atividades do projeto Pérolas Negras desde a sua fundação. Devido a pandemia, atualmente, as terapias, rodas de conversa e momentos de irmandade feminina foram suspensas.

PÚBLICO INFANTIL
O projeto também atende cerca de 20 crianças e, neste período, as ações socioemocionais estão sendo desenvolvidas por meio da rede social Whatsapp. De acordo com Raíssa Rosa, os pais ou responsáveis recebem orientações e apostilas didáticas impressas que são entregues para as crianças realizarem as atividades.
Pelo Facebook Pérolas Negras também estão sendo compartilhadas dicas de leitura voltadas para o público infantil, mas que também podem ser lidas por adultos, como a história “Malala e seu lápis mágico”, escrito pela ativista paquistanesa Malala Yousafzai.