CULTURA

Núcleo de Arte e Dança realiza 1º Festival Online neste domingo

Espetáculo “Esperança” é inspirado nas emoções, sensações e aprendizados vividos durante a pandemia da Covid-19


Publicado em: 19/12/2020 às 16:41hs

Núcleo de Arte e Dança realiza 1º Festival Online neste domingo
Foto: Núcleo de Arte e Dança/Arquivo

O Núcleo de Arte e Dança realiza neste domingo, 20, às 17h30, o 1º Festival Online “Esperança”, que tem como inspiração as emoções, sensações e aprendizados vividos durante a pandemia e o período de isolamento social. O evento faz parte da Mostra Artística de Viçosa, promovida pelo Departamento de Cultura, da Prefeitura de Viçosa, que às 19 horas, realiza a mostra “Dias melhores para sempre”, do Centro Experimental de Artes. 

Esta é a primeira vez que o tradicional Festival do Núcleo, que desde 1981 movimenta o município de Viçosa, será realizado em formato online. A diretora artística do Festival, Lidiane Jacinto, ressaltou que esse cenário inédito é cheio de desafios, mas também, traz uma nova perspectiva para o alcance da arte. Segundo ela, com a união da equipe foi possível produzir um trabalho especial, através dos ensaios virtuais e presenciais.

“Percebemos que a internet ultrapassa os limites da distância, fazendo-nos próximos, mesmo que cada um esteja dentro de sua casa, e assim nosso espetáculo poderá também ganhar o mundo, circulando em modo virtual e alcançando nossos alunos, ex-alunos e amigos do coração onde quer que estejam! ”, ressaltou Lidiane Jacinto.

Os ensaios para o espetáculo “Esperança” estão sendo realizados desde outubro e conta com a participação de todos os professores e bailarinos do Núcleo de Arte e Dança. Devem se apresentar os alunos das turmas do Ballet Clássico e o Grupo Êxtase de Danças Clássicas, com coreografias em grupo e solos. O evento contará ainda com trechos dos festivais já realizados pelo Núcleo nos anos anteriores. 

A diretora geral, Patrícia Lima, destaca que no período em que estamos vivendo a arte se torna uma grande aliada, por isso, para ela realizar este espetáculo tem grande significado, ainda que seja de forma simples. Segundo ela, revela que a sociedade está resistindo e enfrentando os desafios por meio da arte. 

“Foi necessário reinventar e ressignificar ações, pensamentos, sentimentos e tantas outras coisas que permeiam o nosso cotidiano, mas tudo está valendo a pena, sairemos mais fortes desta”, destacou Patrícia Lima.

A mostra do Centro Experimental de Artes será exibida no canal do Youtube da Prefeitura de Viçosa. Já o Festival do Núcleo será transmitido no canal do Youtube do Núcleo de Arte e Dança. O festival conta com apoio promocional do Instituto ASAS, incentivo de Roberto Andrade, CORI –MG, Serjus Anoreg, Haskell, Amantino Supermercado e Metalsider com apoio cultural do Jornal Folha da Mata.