CULTURA

NEAB/Viçosa comemora 10 anos de existência

O núcleo promove diálogos entre a população negra, incluindo estudos e encontro entre os colaboradores


Publicado em: 29/05/2021 às 11:40hs

NEAB/Viçosa comemora 10 anos de existência
Foto: arquivo

O Núcleo de Estudos Afro Brasileiro (NEAB Viçosa) comemora, ao longo de maio, os 10 anos de estudos e resistência em prol à causa do povo negro. As celebrações tiveram início com o "Rolê Virtual": encontro remoto e descontraído que reuniu as várias gerações de neabianos. Durante o encontro não faltaram trocas de ideais, boas reflexões e lembranças do Núcleo.

No último sábado, 22, ocorreu a "Live NEAB Viçosa 10 Anos - Memórias e Aquilombamento" transmitida e disponível no canal do NEAB Viçosa, no YouTube. Outra ação prevista para as comemorações desta primeira década de militância do NEAB será a publicação do livro "NEAB Viçosa 10 anos - 2011 a 2021".

A obra será composta por relatos de experiências, resenhas e traduções, produções acadêmicas, produções literárias e artes visuais. O NEAB foi fundado a partir do 3º Encontro de Estudantes Negros (Enune) realizado pela UNE (União Nacional dos Estudantes) em Salvador (BA), em 2011. Uma caravana de Viçosa composta de estudantes, técnicos administrativos da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e militantes participaram e, estimulados pelas discussões e palestras, reconheceram a necessidade da criação de um Núcleo de Estudos Afro Brasileiro em Viçosa.

A entidade surgiu com o propósito de promover esse debate dentro da UFV e nos últimos 10 anos a entidade tem atuado na construção de várias ações voltadas para a causa do povo negro, tais como as festividades do "Dia da Consciência Negra" e outros atos e eventos tendo dentre os vários parceiros a Unegro Viçosa, o grupo de capoeira dos Guerreiros de Zumbi, além de outros grupos e núcleos de estudos da UFV. Há também o diálogo com a própria cidade de Viçosa, como por exemplo ocupando cadeiras em conselhos municipais, tais como o Conselho da Promoção da Igualdade Racial de Viçosa e Conselho da Mulher.