CULTURA

Mosaico Cia de Dança é premiada em três eventos

Vídeodanças produzidas pela companhia aborda questões político-sociais, como ecologia e unidade, em nível regional e nacional


Publicado em: 18/12/2020 às 17:22hs

Mosaico Cia de Dança é premiada em três eventos
Foto: Mosaico Cia de Dança/Reprodução

A Mosaico Cia de Dança Contemporânea, vinculada ao Departamento de Artes e Humanidades da UFV (Universidade Federal de Viçosa), foi premiada em três eventos pelas vídeodanças que estão sendo produzidas desde março, quando teve início a pandemia da Covid-19. A produção conta com a participação de artistas de diferentes regiões do Brasil e da Alemanha, Portugal e Colômbia. 

No VI Festival Audiovisual FIAM – FAAM, a vídeodança “Boitatá” ganhou o Prêmio Especial NEMA – Núcleo de Estudos do Meio Ambiente. Segundo Alba Vieira, diretoria da companhia, a performance dá ênfase às queimadas em áreas preservadas no Brasil e conta com imagens de incêndios florestais disponibilizados pelos povos originários Khraôs, de Tocantins. Conta ainda com vídeos gravados em áreas atingidas por queimadas criminosas na comunidade Kalunga no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).  

Em São Paulo, na 2ª Bienal do Corpo, o prêmio foi para a vídeodança “Cosmologias”, gravada em matas de Viçosa e em Rio Preto em Alto Paraíso, também na Chapada dos Veadeiros (GO). Alba Vieira destacou que o trabalho aborda a sustentabilidade e as relações de cuidado do ser humano com a natureza, especialmente rios e florestas.

Já na UFV, o conjunto de vídeodanças da Mosaico, por votação popular, recebeu menção honrosa no Simpósio de Integração Acadêmica – Cultural (SiaCult), em 2020, na categoria vídeos. 

De acordo com Alba Vieira, os prêmios e convites para participar de eventos e seleções com as vídeodanças revela não só o empenho da equipe, mas também, o reconhecimento do trabalho que é feito com muita dedicação e crença no potencial dialógico da arte com questões político-sociais, como ecologia e urbanidade, em nível regional e nacional.

Os resultados alcançados com os trabalhos serão publicados em 2021 em periódicos e livros. Além disso, as vídeodanças serão exibidas no próximo ano na TV Viçosa e um documentário sobre danças durante a pandemia no mundo já está sendo preparado pelo Canal de TV Discovery, no Estados Unidos, com a participação da companhia viçosense.  Os trabalhos também estão disponíveis no Facebook e Instagram.