CULTURA

Maquete da Capela de Nossa Senhora Aparecida “reedifica” a Fé na Fazenda Itatiaia

Servidor aposentado da UFV baseou-se em fotos e em uma visita à fazenda para produzir a miniatura


Publicado em: 27/03/2021 às 15:00hs

Maquete da Capela de Nossa Senhora Aparecida “reedifica” a Fé na Fazenda Itatiaia
Foto: Arquivo

A capela de Nossa Senhora de Aparecida, construída em 2002 na fazenda Itatiaia, divisa entre os municípios de Canaã e Araponga, é a mais nova réplica em miniatura confeccionada por Gustavo Soares Sabioni. A edificação sacra foi construída em virtude de uma promessa à Padroeira do Brasil, feita por Custódio David de Souza e por Antônio Carlos Ribeiro, filho e genro de Dona Maria Moreira Davi.

“Por interferência de meu professor e vizinho Luiz Carlos Lopes, a missa inaugural foi celebrada por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, então Arcebispo de Mariana, em 02 de dezembro de 2002” conta mais sobre a história do Templo, um dos proprietários da fazenda.

A miniatura em Maquete é mais uma das peças produzidas por Sabioni, que descobriu o dom aos 57 anos. Técnico de nível superior aposentado pela UFV, com passagem pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, o economista já transformou em miniaturas, minuciosos projetos arquitetônicos como o Museu Municipal de Visconde do Rio Branco (MG), sua terra natal.

“Aos 57 anos, comprei um pacote de palitos de picolé e um tubo de cola e comecei a fazer maquetes!”, assim realça sua paixão pelo hobby. O artista orgulha-se ainda do livro de visitas assinado por centenas de estudantes das escolas de Viçosa que compareceram à exposição de suas obras, “Memórias de Infância”, instalada na Estaçãozinha da UFV, em 2016.