CULTURA

Manifesto na Câmara chama a atenção para a educação no campo


Publicado em: 15/12/2017 às 10:52hs

Manifesto na Câmara chama a atenção para a educação no campo

Professoras e moradores da comunidade do Paraíso foram à Câmara Municipal, durante a reunião ordinária da última terça-feira, 12, para divulgar o manifesto construído durante a realização do Fórum Municipal de Educação do Campo, ocorrido no último dia 27.
Usando a tribuna da Câmara a moradora Renata Lana apresentou o documento que enumera as preocupações e os desafios que deverão ser enfrentados para a permanência das escolas na zona rural. O manifesto recebeu as assinaturas de professores, representantes das escolas rurais, moradores das comunidades envolvidas, entidades e movimentos sociais.
Um dos assuntos debatidos no fórum foi o fechamento de turmas e de escolas instaladas no campo em Viçosa. De acordo com Renata, entres as preocupações apontadas no manifesto está a inexistência de um currículo que valorize os saberes do campo e a exigência de um número mínimo de alunos por sala, o que causou o fechamento de turmas na Escola Municipal Almiro Paraíso.
O vereador Professor Idelmino (PCdoB) defendeu a definição de políticas públicas que incentivem a educação no campo. Para ele é mais fácil o aprendizado dos alunos quando a eles é oferecida uma educação voltada para o local onde mora. Ele solicitou mais apoio da Prefeitura na causa pela manutenção das escolas rurais.