CULTURA

Lira Santa Rita pode receber declaração de utilidade pública da ALMG

A declaração é o reconhecimento do Estado de que a entidade presta relevantes serviços á sociedade


Publicado em: 25/07/2022 às 13:44hs

Lira Santa Rita pode receber declaração de utilidade pública da ALMG

Tramita na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), desde o último dia 12, um projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação Musical Lira Santa Rita, de Viçosa. 

De autoria do deputado estadual João Leite (PSDB), o projeto de lei nº 3.850/2022 aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser apreciada, ainda, pela comissão de Cultura.

Na justificativa do projeto de lei, o deputado argumenta que, apesar de grandes mudanças ocorridas com o desenvolvimento tecnológico, especialmente no campo das comunicações, as Corporações Musicais de Minas Gerais possuem importância para a cultura imaterial do interior, pois fazem parte de uma peculiar tradição mineira, ao tocarem nos cortejos fúnebres dos membros da sociedade, animar o calendário festivo das cidades, em eventos como o Carnaval, casamentos, festas de aniversário, além das tradições cívicas e religiosas.

“Em Viçosa, a tradição musical, podemos dizer, se trata de um patrimônio cultural arraigado na cultura política de seus moradores. Mesmo sendo um município de pequeno porte, podemos constatar a presença de diversos grupos musicais que fizeram parte da tradição cultural do lugar”, ressalta a justificativa.