CULTURA

“Grandes Escritores Brasileiros” chega a 16ª edição

Em 2018, Zuenir Ventura e seu filho Mauro protagonizaram um encontro de Grandes Escritores, em Viçosa, e tiveram como mediador Amauri Mota Rocha proponente do projeto. Agora, o trio se reencontrou para a live no Youtube que foi transmitida de São João Nepomuceno.


Publicado em: 02/07/2021 às 11:20hs

“Grandes Escritores Brasileiros” chega a 16ª edição
Foto: arquivo

O Programa Grandes Escritores Brasileiros, executado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, proporciona encontros, conversas e palestras com os maiores nomes da literatura brasileira, beneficiando diversas classes sociais e promovendo o estímulo ao hábito da leitura.

Totalmente gratuito, o programa já reuniu nomes como Adélia Prado, Adriana Falcão, Affonso Romano de Sant’Anna, Frei Betto, Marina Colasanti, Maria Adelaide Amaral, Martha Medeiros, Nelson Motta, Hélio Gaspari, Ignácio de Loyola Brandão, Laurentino Gomes, Luis Fernando Veríssimo, Ziraldo e Zuenir Ventura. Alguns destes grandes nomes da nossa literatura continuam participando desta iniciativa e em 2021, devido à pandemia, as ações serão online, em plataformas digitais.

Segundo os organizadores, para manter o impacto tradicional do projeto, virtualmente as principais cidades participantes sediarão os encontros com os escritores, com o objetivo de se manter o contato direto, reforçando a interatividade e a diversificação das ações dos Grandes Escritores. Os encontros serão no Canal do YouTube Projeto Grandes Escritores “Grandes Escritores Brasileiros” chega a 16ª edição e no Instagram @pgescritores.

Para o 16º ano, estão previstos encontros com os grandes escritores, oficinas literárias e Encontro das Academias de Letras. Os oito encontros com grandes escritores ocorrem de 1º de julho à 19 de agosto, sempre às quintas-feiras, às 19 horas. O tema dos encontros aborda a vida e a obra dos participantes, além de atualidades da vida literária, podendo atingir público de todo o Brasil.

Já as oficinas literárias terão os seguintes temas: Oficina de Contadores de Histórias; Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia e Oficina de Leitura no Ambiente Virtual, que serão ministradas por Débora Sant’Anna, arte educadora e pedagoga viçosense que executa oficinas literárias há mais de dez anos, principalmente no interior de Minas Gerais.

O Encontros das Academias de Letras do interior de Minas Gerais visa promover o intercâmbio entre Academias de Letras, estimulando a troca de experiências e ideias. Serão realizados encontros virtuais com representantes de três academias diferentes, em duas edições. O encontro vai girar em torno da literatura contemporânea, seus autores de destaque e os projetos e ações que cada academia desenvolve. Os organizadores informaram ao Folha da Mata que nesta edição, o evento terá participação das Academias de Letras de Araxá, Divinópolis, Leopoldina, Muriaé, Uberaba e Viçosa.

A programação teve início na última quinta-feira, 1º, quando pai e filho, os escritores Zuenir Ventura e Mauro Ventura, estarão em São João Nepomuceno (MG). Na terça-feira, 6, ocorre o primeiro Encontro de Academias de Letras envolvendo as entidades de Leopoldina, Viçosa e Uberaba. Viçosa sediará o encerramento da 16ª edição, no dia 19 de agosto, com o encontro dos grandes escritores Tony Belloto & Rafael Montes.