CULTURA

Festa do Congado em Canaã


Publicado em: 10/11/2017 às 10:25hs

Festa do Congado em Canaã

A Festa do Congado em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aconteceu na cidade de Canaã, no ultimo dia 29. O objetivo, além da tradicional homenagem, foi a troca das coroas de Rei, Rainha Príncipe e Princesa do Congado. Foram reunidos grupos de Congado de Canaã, São Miguel, Santo Antônio do Grama, Jequeri e de Folia de Reis de Rosário de Limeira.
Após a solene missa do evento, fiéis saíram em procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas ruas da cidade. O congado é uma tradição católica africana, que celebra o resgate de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário encontrada no mar. De acordo com o Padre Sérgio José, da paróquia de Canaã, na época “grupos de negros, ao avistarem a imagem, começaram a tocar seus tambores e a cantar, pedindo que a santa viesse protegê-los contra o inimigo. A imagem veio se encaminhando, no movimento de vaivém das ondas, lentamente, até chegar à praia”.
A realização do evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Canaã e da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. O secretário de Cultura, Adair Ribas, agradeceu a presença dos grupos de Congado, lembrando que a festa faz parte do calendário histórico da cidade.