CULTURA

Êxtase comemora 12 anos com live nesta quinta

Encerramento do evento “Memórias – Experiências – Desdobramentos” reúne integrantes da companhia


Publicado em: 03/12/2020 às 15:21hs

Êxtase comemora 12 anos com live nesta quinta

O Êxtase Cia. de Dança comemora, em 2020, 12 anos de atividades profissionais em Viçosa. Hoje, quinta-feira, 3, a partir das 20 horas, acontece o encerramento do evento “Memórias – Experiências – Desdobramentos”, que acontece de forma remota e conta com a participação de coreógrafos e bailarinos que já atuaram na companhia.

O encontro final, intitulados de “Reflexos e reflexões” será transmitido ao vivo (live) pelo Youtube e Facebook do Núcleo de Arte e Dança e contará com a participação de Mário Nascimento, Rosa Antuña, Alex Neoral, Paulo Chamone, Fernando Martins, Cleison Lana e Wellington Júlio. Os profissionais da Dança irão falar sobre os trabalhos desenvolvidos com o Êxtase e discutirão sobre o lugar da arte no contexto atual, dando ênfase aos desafios e as possibilidades.

 

Memórias

 O evento “Memórias-Experiências-Desdobramento”, segundo a organização, teve início com uma roda de conversa online sobre o espetáculo “Um tom para todos nós”. A conversa contou com a participação de antigos e atuais bailarinos que atuaram no espetáculo, além de Patrícia Lima, diretora geral, e Rosa Antuña, coreógrafa e diretora artística.

O evento contou ainda com o curso “Multiplicidade artística na dança”, conduzido por Cleison Lana e Rosa Antuña, que teve duração de duas semanas e contou com 40 participantes dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Amazona e Tocantins.

A participante Nicole Costa, de Belo Horizonte, destacou que o encontro estimulou sua criatividade e autoconhecimento para desenvolvimento técnico e artístico. “O curso nos sensibilizou a construir um estado de consciência e presença que nos convida à expressão do nosso ser em uma totalidade. Buscar apreender, aflorar, desenvolver e conhecer recursos e ferramentas artísticas de linguagens diversas em nossos processos de formação e de criação em Dança”, explicou.

As atividades têm o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais em uma realização  do Instituto ASAS com patrocínio de Metalsider, Haskell, Amantino Supermercado, Viação União, Buffet Trigo Leve e apoio do Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Jornal Folha da Mata.