CULTURA

Documentário sobre o Rio Piranga será lançado em Ponte Nova nesta quinta, 21

O curta terá o ator Jackson Antunes como a voz do Rio Piranga


Publicado em: 21/07/2022 às 11:14hs

Documentário sobre o Rio Piranga será lançado em Ponte Nova nesta quinta, 21
Foto: Foto: Reprodução

Será lançado nesta quinta-feira, 21, o documentário "Piranga, o Herói Taciturno" em Ponte Nova. A seção especial de lançamento acontece a partir das 20h, no auditório da 7ª Subseção da OAB,  na Avenida Caetano Marinho, 209, Centro Histórico.

O documentário com duração estimada entre 15 e 20 minutos, narra a jornada de um herói, chamado Piranga, um dos rios formadores do rio Doce. Segundo a ANCINE (Agência Nacional do Cinema), o ponto central desta narrativa será falar da missão que o rio Piranga carrega de salvar o rio Doce, que se encontra em estado agonizante, após o desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, em  2015.

A voz do protagonista será transmitida através de um locutor, um senhor de seus 80 anos, que dará o tom cadenciado e de sabedoria para a narrativa; contando um pouco de sua história e de sua representatividade na conjuntura ambiental da região por onde passa.

Em seu percurso, o rio atravessa os municípios de Piranga, Presidente Bernardes, Porto Firme, Guaraciaba e Ponte Nova. Seus principais afluentes são os rios Xopotó e Turvo Limpo. O rio Piranga passa a se chamar rio Doce ao receber as águas do rio do Carmo, na divisa dos municípios de Ponte Nova e Rio Doce.