CULTURA

Amantes da música instrumental prestigiam evento na Hervè Cordovil

Charagna Pop percorreu o centro da cidade durante o Instrumental Solar


Publicado em: 22/07/2022 às 15:58hs

Amantes da música instrumental prestigiam evento na Hervè Cordovil

Foi sucesso de crítica a passagem do Projeto Música na Árvore - Instrumental Solar, que esteve em Viçosa no último domingo, 17.

A iniciativa fomentada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem como proponente o coletivo Instrumental Solar, que tem como uma de suas referências o trompetista belo-horizontino, reconhecido nacionalmente, João Viana. Em Viçosa, o projeto teve como parceira a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.

O Instrumental Solar traz dentre seus objetivos a valorização e visibilidade da música instrumental. O projeto tem também caráter ecológico  por meio de energia solar fotovoltaica. Para o evento, foi utilizada uma van adaptada contendo placas solares que transformam a luz do sol diretamente em energia elétrica que subsidiou parte da energia demanda para o funcionamento do palco.

Centenas de pessoas estiveram na Estação Hervè Cordovil onde apreciaram às apresentações da Charanga Pop (BH), Cristiano Assis & Nosso Choro, o jazz de Will Mota (BH) e o saxofonista Cristano Moraes que se juntou com a Arteria Trio. 

Liderada por João Viana, a Charanga Pop ainda percorreu as ruas centrais da cidade, causando freeson nos transeuntes e moradores, principalmente do Calçadão Arthur Bernardes. “É impressionante como todos param para assistir, nem que seja uma única canção” comentou a empresária Sara Vieira Baião, que passava pelo Calçadão durante a exibição. 

O público demonstrou encantamento com as atrações e também com a organização do evento. “Muito bacana como tem ocorrido eventos aberto ao público no período pós pandemia em Viçosa.  Já passou da hora de deixarmos de dizer que em Viçosa não existe programação para às famílias”, ressaltou a educadora Wanessa Silveira.