CIDADE

Viçosa recebe sementes e equipamentos da Emater-MG

Recursos são provenientes de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Coronel Henrique, em projetos que somam R$ 1,27 milhão


Publicado em: 02/12/2021 às 18:26hs

Viçosa recebe sementes e equipamentos da Emater-MG
Foto: Alexandre Soares/Emater-MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) realizou, nesta quinta-feira, 2, a entrega simbólica de sementes, barracas de feira, kits de inseminação artificial e tanques de leite, que vão beneficiar produtores rurais de 130 municípios, entre eles, Viçosa. A distribuição dos produtos conta com a assistência técnica e extensão rural prestada pela Emater-MG, desde a compra dos bens, e com a parceria das prefeituras municipais, na execução das entregas aos produtores atendidos.

De acordo com a empresa, os produtos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar, de autoria do deputado estadual Coronel Henrique, celebrada entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, por meio da Emater-MG. O total dos recursos liberados por meio dos projetos de autoria do deputado em 2021 é de R$ 1,27 milhão.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, ressaltou a importância das parcerias em prol do desenvolvimento do setor agropecuário do Estado. "Essas emendas parlamentares promovem benefícios para muitos produtores rurais, que sem essa iniciativa, não teriam acesso a esses insumos e tecnologias para promover suas atividades. Por exemplo, os kits para a inseminação artificial, que vão permitir a melhoria dos rebanhos de muitos pecuaristas. Destaco também os kits de feira livre, que promovem maior qualidade na comercialização dos produtos da agricultura familiar", disse.

De acordo com o deputado estadual Coronel Henrique, os extensionistas da Emater-MG desempenham papel fundamental no sucesso da iniciativa de melhorar a atividade rural em todo o Estado. "Através dessas emendas parlamentares, oferecemos insumos e equipamentos importantes que farão a diferença no meio rural, fazendo com que os produtores alcancem maior dignidade, com aumento de emprego e renda nos municípios. E os extensionistas são nossos parceiros nessas ações, pois nos permitem conhecer as reais necessidades dos produtores", afirmou.

A cerimônia foi realizada na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, com a presença de representantes de 13 das prefeituras contempladas: Alfredo Vasconcelos, Aricanduva, Caranaíba, Descoberto, Entre Rios de Minas, Piranguinho, Prados, Raul Soares, Resende Costa, Santa Bárbara do Tugúrio, São Geraldo, Senhora dos Remédios e Viçosa. 

Estiveram presentes também o diretor Técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes, o diretor Administrativo e Financeiro da empresa, Cláudio Augusto Bortolini, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.