CIDADE

Viçosa pranteia Dr. Vicente César Sant'Anna

Sepultamento será na tarde de hoje, na Colina da Saudade


Publicado em: 06/01/2015 às 11:02hs

Viçosa pranteia Dr. Vicente César Sant'Anna
Viçosa despediu-se, terça-feira última, 6, do Dr. Vicente César Sant'Anna, falecido em sua residência, aos 71 anos de idade, após longo período de enfermidade (Mal de Alzheimer). Filho do empresário e ex-prefeito de Viçosa, César Sant'Anna Filho e de Maria de Lourdes Rosado Sant'Anna, de tradicionais famílias viçosenses, era irmão de José Geraldo, Renato Antônio, Maria das Graças, Carlinhos, César Roberto, Júlio César, Maria de Lourdes e Elcinha. Deixa viúva a Profa. Carmen Mendes de Oliveira Sant'Anna, os filhos Marcelo e Luciana, advogados, e as netas Thásila e Mariáh. 
Ex-aluno do Grupo Escolar Coronel Antônio da Silva Bernardes e do extinto Colégio de Viçosa, bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Triângulo Mineiro, em Uberaba (MG), em 1974, e sempre advogou em sua terra natal, desde os tempos da Vara Única, quando o titular da Comarca era o Dr. José Felismino de Oliveira. 
Em sua brilhante carreira jurídica, Dr. Vicente acompanhou, portanto, a chegada, atuação e saída de diversos juízes, promotores, advogados, serventuários, bem como os avanços tecnológicos de que passou a se beneficiar a Comarca de Viçosa nos últimos quarenta anos. Considerado e reconhecido como um cumpridor de suas prerrogativas profissionais, e até como um modelo para seus colegas, são centenas de seus clientes que afirmaram, ao longo de sua trajetória de quatro décadas a serviço do Direito e da Justiça, não ter ele nunca faltado com a ética e o respeito para com eles.
Detentor, na Comarca de Viçosa, da Comenda do Mérito Judiciário Desembargador Hélio Costa, a exemplo de seus colegas Januário de Andrade Fontes, Expedito Luiz Leão, José Torres Duarte e Evaldo de Oliveira Fernandes, considerava-se realizado profissionalmente. "Sou feliz, faço o que gosto", dizia Dr. Vicente, em sua afabilidade no trato com todos, demonstrando amor à sua profissão, a qual exerceu enquanto teve saúde, desejoso de trabalhar "até quando Deus permitisse", procurando "me aperfeiçoar sempre, depositando cada vez mais credibilidade e lealdade para com os clientes e toda a família forense," a qual classificava como um "reino de amizade, respeito e excelente atendimento", considerando o Fórum como "uma extensão" do seu lar. A exemplo de seu pai, Dr. Vicente César militou também, por algum tempo, na vida partidária, coordenando e orientando a criação e a organização, no âmbito municipal, na última década, de diversos diretórios e comissões provisórias de agremiações políticas como PTB, PRTB, PHS, PMN e PTN.
Dezenas de familiares, amigos, colegas, clientes e admiradores comparecem ao velório na Capela Mortuária do Hospital São João Batista, para dar o último adeus ao ilustre causídico. O sepultamento aconteceu à tarde, no Cemitério Colina da Saudade.