CIDADE

Uniformes de alunos da rede municipal serão confeccionados por detentos

As confecções feitas pelos detentos serão distribuídas gratuitamente aos estudantes


Publicado em: 04/03/2021 às 09:00hs

Uniformes de alunos da rede municipal serão confeccionados por detentos
Foto: Reprodução/ Internet

A Prefeitura de Viçosa, nesta quarta-feira, 3, anunciou por meio do Setor de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social que vai oferecer condições de confecção de uniformes para atender os alunos da Rede Municipal de Ensino de forma gratuita. 

De acordo com o coordenador do Setor de Inclusão Produtiva, Raphael Gustavo dos Santos, o objetivo é empreender e motivar os detentos, em regime fechado, a desempenhar uma função que será benéfica para o Município de Viçosa e para eles próprios.

O projeto foi apresentado à direção do Presídio de Viçosa e à Secretaria Municipal de Educação, e segundo Raphael Gustavo, precursor da inciativa, o projeto é considerado como pioneiro na área de inclusão e capacitação de detentos. 

A secretária de Educação, Marli Franco, afirmou que os acertos finais estão sendo alinhados e a expectativa é de que em breve seja iniciada a fabricação dos uniformes. A expectativa, segundo os organizadores, é de que quando voltarem as aulas presenciais, algumas escolas municipais já possam receber os primeiros lotes dos novos uniformes.

COMO O PROJETO VAI FUNCIONAR

Conforme projeto, a prefeitura ficará responsável por fornecer a estrutura (instrutores, tecidos, aviamentos e equipamentos), usando a mão de obra dos 15 detentos envolvidos na ação que terão um dia, a cada três trabalhados, reduzido de suas penas.

A PMV confirmou que os detentos já fizeram um curso preliminar de corte e costura e, agora, estão sendo capacitados, por professoras cedidas pela Assistência Social Municipal, para produzirem os uniformes que serão de extrema utilidade para os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de algumas escolas do município.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, através da secretária, Marli Aparecida Franco, e a direção do Presídio de Viçosa, representada pelo diretor geral, Vinícius Coutinho.