CIDADE

Termina o racionamento de água em Viçosa


Publicado em: 15/12/2017 às 10:31hs

Termina o racionamento de água em Viçosa

O racionamento de água em Viçosa determinado por Decreto Lei assinado pelo prefeito Ângelo Chequer no dia 12 de setembro deste ano, pelo prazo de 90 dias, não será prorrogado.
Segundo o diretor do Saae de Viçosa (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Rodrigo Bicalho, o racionamento efetivamente se iniciou no dia 16 de setembro, determinado pelo o órgão regulador, Cisab (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais. Rodrigo disse que o Saae não solicitará a sua prorrogação. “É preciso salientar que o consumo racional é necessário independente do racionamento”, alertou o diretor.

O decreto
O Decreto 5.109/2017 oficializou como situação anormal, caracterizada como emergência, a área do Município de Viçosa afetada por estiagem. Para a sua efetivação a Prefeitura considerou os índices de precipitação hídrica em Viçosa, de janeiro a agosto de 2017, como os mais críticos dos últimos tempos o que provocou redução de oferta de água nos sistemas de abastecimento do Saae. Como consequência foram determinadas restrições ao uso de água potável fornecida na cidade.
Como o decreto municipal previa a prorrogação do prazo de vigência do racionamento, a direção do Saae deverá formalizar pedido ao Cisab relativo à sua suspensão, pois os níveis dos reservatórios estão sob controle e o abastecimento na cidade normalizado.