CIDADE

Surto de Covid-19: Lar dos Velhinhos atualiza situação dos idosos

Boletim emitido pela instituição informa novo caso positivo e 10 internações


Publicado em: 23/07/2021 às 14:53hs

Surto de Covid-19: Lar dos Velhinhos atualiza situação dos idosos
Foto: reprodução

A Direção do Lar dos Velhinhos de Viçosa atualizou as informações sobre o surto de Covid-19 na instituição. Em dez dias, desde que o surto foi confirmado, são 32 idosos e 11 funcionários contaminados.

Após a realização de nova rodada de testes, nesta sexta-feira, 23, um novo caso positivo entre idosos foi registrado. O Lar dos Velhinhos informa que, mesmo estando isolados o registro dos novos casos se deve ao fato de que alguns idosos estavam sob suspeita de infecção. O protocolo adotado pela Vigilância Epidemiológica do município, preconiza um intervalo de 3 dias, respeitando a janela imunológica do vírus.

Nas últimas 24 horas, o número de internações aumentou. Agora são 10 pessoas que precisam de acompanhamento no hospital e a nota dá mais detalhes sobre alguns dos casos: no Hospital São João Batista (HSJB), um idoso, de 86, ocupa leito de UTI após apresentar dificuldade respiratória. Uma idosa, de 85, está com as taxas de glicose alteradas e outra, de 74 anos, tem alterações na saturação de oxigênio.

Em leitos clínicos do HSJB ainda estão quatro idosas e no Hospital São Sebastião, a paciente tem 92 anos e também ocupa leito clínico. Duas idosas, uma de 93 e outra de 83 anos, faleceram na quarta e quinta-feira. Elas estavam contaminadas com o coronavírus e possuíam outras comorbidades.

A nota dos Lar dos Velhinhos reafirma a preocupação da instituição com os casos de Covid-19: “a instituição seguia e segue todos os protocolos de prevenção e combate ao Coronavírus. O local foi fechado no dia 12 de março de 2020. Visitas presenciais estão suspensas desde então, e os familiares e amigos mantém contato com idosos através de ligações de vídeo. Os funcionários trabalham exclusivamente na ILPI, fazendo o uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual, EPI’s, necessários. Aos idosos sempre foi fornecido máscaras de proteção.”