CIDADE

Sinalização sonora para deficientes visuais são instaladas em Viçosa

Ao todo, quatro botoeiras eletrônicas estão funcionando no centro


Publicado em: 30/12/2020 às 14:58hs

Sinalização sonora para deficientes visuais são instaladas em Viçosa

Em 2019, a Diretoria de Trânsito (Diretran) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Centro Especializado em Reabilitação (APAE/CER III) discutiram sobre a instalação de botoeiras eletrônicas sonorizadas nas faixas de pedestres em alguns locais do centro de Viçosa, e agora a instalação começou a ser feita. A implementação do recurso que presta auxílio às pessoas com deficiência visual durante a travessia de vias, foi realizada pela Diretran (Diretoria de Trânsito).

Segundo a Prefeitura de Viçosa, até o momento foram instaladas quatro botoeiras no cruzamento na rua Prof. Sebastião Lopes Carvalho, próximo a praça Mário Del Giudice, onde também foi realizada adequações da sinalização e reparos nas calçadas. A expectativa é que neste local o sinal sonoro comece a funcionar ainda neste ano. Nas faixas de pedestres com que dão acesso às quatro pilastras da UFV, as botoeiras também serão instaladas.

Conforme licitação foi preciso R$ 71.897 para instalação do recurso na cidade. O diretor de trânsito da Prefeitura, Lidson Lehner, afirmou que a licitação das botoeiras aconteceria no início desse ano, porém, devido à pandemia da covid-19, a medida precisou ser adiada. 

"Com a sinalização sonora todos podem transitar com mais segurança, sem depender de ajuda. Acredito que a nova gestão do órgão de trânsito municipal dará continuidade ao projeto", destacou Lidson Lehner.

De acordo com a Prefeitura, após a pandemia, os deficientes visuais receberão treinamento da APAE/CER III para que eles possam ter autonomia como pedestres. A tecnologia consiste em pressionar o botão, que após alguns segundos, o semáforo será fechado para os veículos e aberto para os pedestres. Além disso, um sinal sonoro será emitido para avisar o início e o término travessia na faixa. O recurso segue a resolução nº704 de 2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).