CIDADE

Secretaria de Educação presta contas em audiência pública

Pandemia, vacina e volta às aulas presenciais estiveram entre os temas abordados durante o encontro


Publicado em: 16/06/2021 às 17:46hs

Secretaria de Educação presta contas em audiência pública

Uma audiência pública, realizada na última segunda-feira, 14, convidou representantes da Secretaria de Educação para prestar contas sobre o trabalho realizado no primeiro semestre do ano. O convite foi feito pelo vereador Professor Bartô (PT), que preside a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e dirigiu os trabalhos durante a sessão.

Estiveram também presentes, a Secretária Municipal de Educação, Marli Franco, a Chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Mariana Faria, o Secretário de Saúde, Júlio Cotta, o Secretário de Finanças, Luís Costa, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Beatriz e o Diretor Estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind UTE), Paulo Grossi.

A Secretária Marli reconheceu os desafios enfrentados pela educação durante a pandemia e sobre a vacina: “sabemos que estamos com perda de ensino, pois o professor se faz necessário para aprendizagem efetiva e de forma presencial. O que começa a nos confortar é a possibilidade de todos serem vacinados e poderem trabalhar com segurança’’.

A Chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Mariana Faria, apresentou uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Viçosa, sob sua coordenação e realizada de forma on-line para saber a respeito das condições do trabalho docente durante a pandemia. A pesquisa foi coletada entre 22 a 30 de abril de 2021 e foi respondida tanto por professores da rede municipal quanto por estudantes. Dentre as perguntas estavam: acesso à tecnologia e recursos; sobre o ensino não presencial; interação com os estudantes; percepção sobre o trabalho e condição socioeconômica (renda familiar).

Segundo Mariana, ‘’fazendo um balanço das respostas conseguimos enxergar dados preocupantes como 27% dos que responderam vivem com uma renda bruta mensal familiar de menos de mil reais, e 13% vivem com até 500 reais por mês. Mas ainda assim essas pessoas têm acesso à tecnologia porque é a forma que elas têm de trabalhar, em função da necessidade para o mercado de trabalho’’.

Como encaminhamentos da audiência ficou determinado que o Poder Executivo atenda à Lei nº 2773/2019, que dispõe sobre a revisão dos vencimentos dos servidores públicos municipais e que providencie a tabela de reajuste salarial juntamente ao projeto de lei enviado à Câmara. Foi discutido também que seja realizada uma reunião para pensar o orçamento da Educação, além da discussão acerca dos profissionais da rede particular que tiveram vínculo empregatício em 2020 e da política de vacinação de atendimento e inclusão dos estagiários.